Dissertação
Optimal Investment Policy in Competitive Products - A Real Options Approach EVALUATED
Nesta tese propomos um modelo para determinar a política ótima de investimento de uma empresa que, tendo já no mercado um produto estabelecido, pretende lançar um produto inovador com características distintas e mais apelativas para os consumidores. Considerando que a procura pelos produtos é modelada por um processo estocástico, derivamos as quantidades de cada produto que devem ser produzidas e o instante em que o produto inovador deve ser lançado. Posteriormente estendemos o modelo considerando que o produto inovador causa um efeito de canibalização, o qual reflete a desvalorização que o produto estabelecido sofre aquando do lançamento do novo. Consideramos que a empresa poderá ter um atraso na implementação das suas decisões. Assim, a empresa, não sendo capaz de se ajustar instantaneamente a novas informações do mercado, fica sujeita a um atraso de ∆ unidades de tempo.
setembro 19, 2011, 9:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Cláudia Rita Ribeiro Coelho Nunes Philippart
Departamento de Matemática (DM)
Professor Auxiliar