Dissertação

Generalizações de Movimento Geométrico Browniano com Saltos: Aplicação à Política Óptima de Investimento em Linha de Alta Velocidade EVALUATED

Neste trabalho a suposição de covariância nula entre o movimento Browniano e o processo de Poisson encontrada nos modelos tradicionais, em análise de opções reais, é relaxada. Aplica-se estes novos resultados ao modelo de avaliação da política óptima para o projecto de investimento no serviço de alta velocidade (TGV) em Portugal. Em particular, estuda-se o impacto dessa covariância em termos do nível crítico para a procura do TGV, assim como do valor da oportunidade de investimento e da opção de diferimento. Além disso, considera-se ainda duas outras alterações em relação ao modelo original: em primeiro lugar assume-se que o processo que rege a chegada dos saltos é um processo de Poisson não homogéneo e em segundo lugar limita-se a ocorrência dos saltos a um determinado intervalo de tempo. Avalia-se o impacto dessas alterações na política óptima resultante. A inclusão de um termo de covariância positivo parece induzir uma antecipação da decisão de investimento, tanto pelo valor do nível crítico para a procura do TGV como pelas estimativas obtidas para o tempo de paragem óptimo; enquanto a alteração do processo de Poisson e a limitação do universo temporal levam a um adiamento da decisão de investimento.
movimento Browniano geométrico, processo de Poisson, política óptima, opção de diferimento, análise de opções reais

Julho 15, 2011, 10:0

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Orientação

ORIENTADOR

Cláudia Rita Ribeiro Coelho Nunes Philippart

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar