Disciplina Curricular
Séries Temporais STem
Mestrado Bolonha em Matemática Aplicada e Computação - MMAC 2021
Contextos
Grupo: MMAC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Probabilidade e Estatística > Área Científica de Probabilidades e Estatística
Período:
Grupo: MMAC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Probabilidade e Estatística > Área Científica de Probabilidades e Estatística
Período:
Peso
9.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Probabilidade, Estatística e Processos Estocásticos.
Objectivos
A UC - Séries Temporais apresenta como objetivo fundamental fornecer aos alunos os conhecimentos e as ferramentas básicas de forma a adquirirem as competências que lhes permitam descrever, analisar, interpretar e prever a evolução futura de séries temporais univariadas, mantendo um nível matemático intermédio compatível com o ciclo de estudos em que se insere. Em particular, pretende-se que os alunos compreendam os problemas que a dependência temporal entre observações introduz no tratamento estatístico deste tipo de dados, nomeadamente nas suas vertentes de modelação e inferência; e, por outro lado, adquiram os conhecimentos necessários para uma abordagem sistemática à análise de séries temporais univariadas.
Programa
1. Introdução 1.1 Definição de série temporal 1.2 Exemplos de séries temporais 1.3 Objetivos do estudo das séries temporais 2. Conceitos básicos na análise de séries temporais univaridas 2.1 Tendência e sazonalidade 2.2 Estacionariedade e função de autocorrelação 2.3 Modelos autorregressivos e de médias móveis (ARMA) 2.4 Séries temporais não estacionárias e sazonalidade 3. Modelos não lineares 3.1 Porquê precisamos de modelos não lineares? 3.2 Exemplos de modelos não lineares
Metodologia de avaliação
Testes + Projeto computacional.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Criatividade e Estratégias de Resoluções de Problemas, nas aulas, em trabalho autónomo e nas várias componentes de avaliação. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 15%.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.