Disciplina Curricular
Fiabilidade e Controlo de Qualidade FCQ
Mestrado Bolonha em Matemática e Aplicações e Computação - MMAC 2021
Contextos
Grupo: MMAC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Probabilidade e Estatística > Área Científica de Probabilidades e Estatística
Período:
Grupo: MMAC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Probabilidade e Estatística > Área Científica de Probabilidades e Estatística
Período:
Peso
9.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Probabilidade e Estatística.
Objectivos
Iniciar os estudantes em duas áreas imortantes da Estatística Industrial -Fiabilidade e Controlo de Qualidade-, tendo em vista o domínio de fundamentos de técnicas de avaliação da fiabilidade de sistemas, estratégias de manutenção de equipamento, testes de vida acelerados, cartas de controlo e amostragem de aceitação.
Programa
Part I - Reliability 1. Basic concepts in reliability. 2. Order statistics and lifetimes of some usual structures in reliability. 3. Stochastic ageing and the hazard rate function. 4. Important parametric models in reliability. 5. Inferences for different types of life tests. 6. Maintenance strategies. 7. Accelerated life testing. Part II - Quality Control 8. Introduction to statistical process control. 9-11. Quality control schemes: Shewhart schemes for attributes and variables; Markovian (CUSUM e EWMA) schemes; schemes with variable sampling intervals. 12. Process-capability analysis. 13. Acceptance sampling: single sampling plans for attributes - with or without rectifying inspection; double sampling plans for attributes - with or without rectifying inspection/curtailment; sampling plans by variables.
Metodologia de avaliação
Testes e avaliação continua.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Criatividade e Estratégias de Resoluções de Problemas, nas aulas, em trabalho autónomo e nas várias componentes de avaliação. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 15%.
Componente Laboratorial
Não aplicável.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.