Disciplina Curricular
Fundamentos de Lógica e Teoria da Computação FLTC
Mestrado Bolonha em Matemática e Aplicações e Computação - MMAC 2021
Contextos
Grupo: MMAC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Lógica e Computação > Área Científica de Lógica e Computação > Obrigatórias
Período:
Grupo: MMAC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Lógica e Computação > Área Científica de Lógica e Computação > Obrigatórias
Período:
Peso
9.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Perceber a teoria da demonstração associada às teorias de primeira ordem. Apreender técnicas para mostrar eliminação de quantificadores e decidibilidade.
Programa
Raciocínio sobre teorias em lógica de primeira ordem. Cálculo de Gentzen. Correção e completude usando conjuntos de Hintikka. Eliminação do corte. Interpolação de Craig. Decidibilidade de teorias: por via de eliminação de quantificadores computável, por via de redução, por completude, por eliminação de quantificadores, por via da categoricidade. Eliminação de quantificadores: técnica construtiva, embebimentos existenciais e modelos algebricamente primos, por via de proto-adjunção, por via de iteração. Combinação de teorias de primeira ordem: preservação da satisfazibilidade e da decidibilidade.
Metodologia de avaliação
Exame/testes complementado com componente de avaliação contínua.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Criatividade e Estratégias de Resoluções de Problemas, nas aulas, em trabalho autónomo e nas várias componentes de avaliação. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 15%.
Componente Laboratorial
Não aplicável.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.