Dissertação

Shared Autonomous Vehicles Ontology EVALUATED

Após rápidas evoluções tecnológicas, especialmente ao longo da última década, espera-se que a tecnologia de veículos autónomos esteja pronta para uma ampla implantação em breve, com grandes implicações para a mobilidade urbana. É geralmente aceite que um dos principais benefícios dos veículos autónomos poderá ser a redução do congestionamento rodoviário, uma vez que se espera que as estradas atuais tenham uma capacidade muito maior se a maior parte do tráfego for devido à utilização de veículos autónomos partilhados. Por outro lado, a conveniência dos veículos autónomos pode gerar mais tráfego significativo, tanto de pessoas que atualmente não conseguem ou preferem não conduzir, como, de uma forma mais geral, através do conceito de que o aumento da capacidade rodoviária sem necessidade de estacionamento conduz frequentemente ao aumento do tráfego. Esperam-se novos ganhos com a utilização de veículos autónomos partilhados em vez de privados, com as pessoas a comprarem mobilidade como um serviço (MaaS), trazendo um conjunto de novos serviços para o mercado, como veículos autónomos partilhados (SAV) em vez de apenas comprarem carros. Este trabalho centrar-se-á no desenvolvimento de uma ontologia para veículos autónomos partilhados.
Ontologia, Partilhado, Autónomo, Veículo, Sem Condutor, Condução Autónoma

setembro 20, 2022, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitãobignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedratico

ORIENTADOR

Flávia Maria Santoro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ)

Professora Adjunta