Dissertação

Potencial da gamificação como estratégica pedagógica: Incentivo à participação com base na aplicação Moodle EVALUATED

Este estudo exploratório visa analisar os benefícios que a gamificação pode trazer por meio de objetos pedagógicos e tecnológicos mediados pela plataforma Moodle. Pretende-se com o presente estudo dar a conhecer algumas das potencialidades que a gamificação pode ter, no que respeita à motivação dos alunos, para uma participação cada vez mais ativa na plataforma Moodle. Tendo em conta a natureza exploratória do estudo foram apresentados questionários junto de alunos que utilizam o ensino online. Tentou-se aferir qual o grau de aceitação de uma estratégia de jogo para o mesmo, bem como, motivações e as barreiras percecionadas ao uso de jogos no ensino à distancia. Os resultados sugerem que, na sua grande maioria, o estilo de jogo preferido é o de estratégia, verificou-se também que o estilo de jogo baseado na aventura está entre os preferidos. De realçar ainda, que os resultados apurados sugerem que é muito valorizado por parte de quem é utilizador de redes sociais a constante possibilidade de interação e a possibilidade de constante atualização da informação.Foram então delineadas as potencialidades de estratégias de jogo que têm em conta as opiniões partilhadas, de forma a poder conciliar os interesses que motivam a maior parte dos envolvidos neste estudo.
gamificação, sistemas de informação, educação, ambiente virtual de aprendizagem.

Junho 27, 2018, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Emiliano Bidarra de Almeida

Universidade Aberta

Professor Auxiliar