Dissertação

Avaliação Por Pares em Disciplinas de Mestrado – Um Estudo de Caso EVALUATED

A dissertação apresentada, elaborada no âmbito do curso de Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais, lecionado pelo Instituto Superior Técnico (IST) e Universidade Aberta (UA) tem como objetivo apresentar o estudo relativamente à real perceção das implicações das práticas da revisão por pares no desenvolvimento da aprendizagem, com ênfase ao nível da compreensão da perceção dos alunos antes e após a sua realização. A revisão por pares é claramente uma mais-valia para a educação, mas a prática tem sido restrita no ensino superior, sendo que a existência de investigação nesta área é limitada. Neste estudo foram aprofundadas as perceções dos estudantes universitários antes e depois de efetuarem a revisão por pares em três disciplinas do ensino superior lecionadas no IST (AOSI e SISE do MISE e OGFI do MEIC). Antes da participação da revisão por pares, os alunos tinham boas expectativas relativamente ao processo. Os alunos relataram níveis de uma boa satisfação e perceção relativas à revisão por pares e a perceção favorável na melhoria da sua aprendizagem e do sentido crítico e pedagógico. Após a prática, foi constatada que a perceção favorável se manteve. Ainda, com base nos dados recolhidos da pesquisa e na perceção dos alunos são também apresentados os benefícios e desvantagens da prática da revisão por pares.
Revisão por pares, revisão por pares no ensino superior

Dezembro 9, 2019, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado