Dissertação

Visualização de Padrões Educacionais no Ensino a Distância EVALUATED

Atualmente estamos rodeados por muitos dados, logo existe a necessidade de os compreender de uma melhor forma, como tal podemos então recorrer à InfoVis. Um desses casos é a educação à distância onde podemos usar a InfoVis para auxiliar a compreensão de diferentes aspectos sociais, cognitivos e comportamentais dos estudantes que frequentam estes cursos. Nesse sentido, surgiram diferentes trabalhos onde se utilizam estruturas visuais como gráficos de dispersão, gráficos de barras, grafos, espirais e diagramas de Venn, de entre outros, para representar dados armazenados em ambientes de ensino à distância [Silva 2006]. A título de exemplificação, o sistema EduVis, com as ferramentas em multicamadas ou multi-matricial [Jordão Vilma, 2014] usam os mapas de cores e os conetores visuais para comparar e filtrar a InfoVis obtida nos cursos presenciais, como, o sucesso e o insucesso por disciplinas e por semestre, as classificações finais de curso e até mesmo o desempenho do aluno na resolução de problemas. No presente trabalho vamos estudar de que forma a InfoVis pode ser usada para visualizar os dados referentes ao percurso académico dos alunos no contexto do ensino à distância. A utilização dessas técnicas e/ou métodos tem como objetivo mostrar que este projeto seja mais eficaz e se torne possível a análise e consequente avaliação de padrões educacionais. Portanto, através da extração de dados foram desenhados diversos protótipos em papel, por forma a poder se definir visualizações finais, assim como o esquema da ferramenta a implementar. Para testar-se a ferramenta, realizaram-se testes, avaliaram a sua usabilidade.
Visualização Informação, padrões educacionais, análise de dados, interação

dezembro 5, 2019, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado