Dissertação

O impacto do comércio eletrónico no sucesso das microempresas do setor de comércio a retalho da sub-região Pinhal Interior Norte EVALUATED

No mercado global, competitivo e em constante mudança consideramos ser importante que as Micro, Pequenas e Médias Empresas(MPME), enquanto parte significativa do tecido empresarial nacional, se tornem competitivas e, assim, entendemos importante avaliar como o nível de envolvimento no Comércio Eletrónico(CE), em relações Business-to-Consumer(B2C), pode influenciar o sucesso de uma microempresa do setor de comércio a retalho, com foco na sub-região portuguesa Pinhal Interior Norte. Com base em pesquisa em base de dados com informação de empresas, para recolha da amostra, foi posteriormente realizado trabalho de avaliação com intuito de averiguar se essas empresas estariam envolvidas no CE e realizados inquéritos/entrevistas aos gestores, a fim de avaliar qual(is) a(s) motivação(ões) para a adoção, bem como se reconhecem o retorno do investimento e o que pretendem realizar para manter ou modificar o negócio. Considerando que uma empresa tem sucesso se apresenta resultado financeiro positivo e crescente, é objetivo deste trabalho saber se as empresas com envolvimento no CE, em relações B2C, apresentam uma taxa de sucesso crescente devido à sua adoção e manutenção. As PME da região não estão ainda preparadas para o uso do CE enquanto vantagem competitiva para o negócio, embora algumas já tenham a preocupação de ter presença na Internet. Constatámos da existência de um longo caminho a ser percorrido, mas alguns gestores já mostram essa vontade e 62,50% das empresas analisadas viram o seu resultado financeiro aumentado após a adoção do CE, o que nos permite constatar da existência de uma relação entre os dois factos.
Comércio eletrónico, PME, microempresa, adoção de tecnologia, comércio a retalho.

Junho 18, 2018, 12:0

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