Disciplina Curricular

Concepção Centrada no Utilizador (Ead) CCU-Ead

Mestrado Bolonha em Informação e Sistemas Empresariais - MISE2013

Contextos

Grupo: MISE2013 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular tem como objetivo apresentar os princípios, metodologias e técnicas da Conceção Centrada no Utilizador em sistemas interativos. Será discutida a importância de adquirir o conhecimento dos utilizadores, seus perfis e suas necessidades, e de os envolver corretamente no desenvolvimento de projetos visando produzir sistemas interativos com sucesso. Serão discutidas diversas formas de envolvimento dos utilizadores, tanto durante a conceção inicial e especificação de requisitos como no teste e na validação em múltiplas fases do projeto

Programa

Princípios e metodologias de Conceção Centrada no Utilizador em sistemas interativos; Metodologias para identificação e especificação de utilizadores e suas necessidades; Metodologias de envolvimento de utilizadores no desenvolvimento e construção de sistemas interativos; Metodologias e técnicas de avaliação de sistemas interativos de acordo nas diferentes fases do projeto; Realização e gestão de projetos de sistemas interativos com envolvimento dos utilizadores em todas as suas fases.

Metodologia de avaliação

A avaliação é individual e será realizada em 5 momentos correspondendo cada um deles a um dos 5 resultados de aprendizagem em que os alunos entregarão um relatório correspondendo à sua análise de casos propostos pelo corpo docente. A classificação final será obtida pela ponderação dos resultados parciais (15% para cada um dos primeiros resultados de aprendizagem, 40% para o resultado final, o projeto).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º semestre

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre