Disciplina Curricular

Negócios Digitais ND

Mestrado Bolonha em Informação e Sistemas Empresariais - MISE2013

Contextos

Grupo: MISE2013 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares da Universidade Aberta > Opções

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular tem por finalidade proporcionar aos alunos o conjunto de ferramentas que suportam a implementação de iniciativas de negócios digitais em organizações. A convergência das indústrias - das telecomunicações ao software, dos media aos fabricantes de dispositivos - está a alterar a forma de interagir com empresas e instituições. As fronteiras entre várias áreas de indústria estão-se a esbater, criando grandes oportunidades para novos modelos de negócio, inovação e rápido sucesso. Entender esses processos e os desafios fundamentais que os mesmos representam para qualquer outra empresa envolvida num ecossistema digital é o objetivo principal deste curso, focado nas ferramentas estratégicas necessárias para traduzir essas tendências nas estratégias realizáveis de negócios. • Distinguir as características e natureza das diferentes formas de negócio digital; • Descrever os principais modelos de negócio e respetiva aplicabilidade; • Diferenciar as práticas de abordagem estratégica ao negócio digital; • Aplicar uma metodologia de implementação de iniciativas digitais.

Programa

1) Introdução aos negócios digitais: definições fundamentais; suporte infraestrutural 2) Modelos de negócio digital e configurações de valor 3) Abordagem estratégica ao negócio digital 4) Metodologia para a implementação de iniciativas de negócio digital na organização.

Metodologia de avaliação

A avaliação tem carácter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

Disciplinas Execução