Disciplina Curricular
Metodologias de Investigação (Ead) MI-EA
Mestrado Bolonha em Informação e Sistemas Empresariais - MISE2013
Contextos
Grupo: MISE2013 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares da Universidade Aberta
Período:
Peso
7.5 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
na
Objectivos
Visa-se proporcionar aos alunos um espaço de desenvolvimento de espírito crítico científico, enquanto identificam e assimilam os principais processos, metodologias e práticas de investigação em ciência e tecnologia dando especial ênfase às tecnologias e sistemas de informação. Espera-se que o aluno ao concluir esta unidade curricular esteja capaz de: - Reconhecer a importância da investigação científica no desenvolvimento e avanço tecnológico dos sistemas e soluções informáticas; - Identificar as principais características, diferentes fases e estratégias metodológicas de investigação científica dando especial ênfase à área da informática; - Identificar as principais características dos textos científicos e as técnicas de escrita e argumentação empregues na sua elaboração; - Aplicar as estratégias metodológicas de investigação e as técnicas de escrita científica na realização de um estudo do estado da arte ou recessão de artigo existente numa subárea científica da informática e apresentar os seus resultados na forma de um artigo curto científico.
Programa
1- Métodos e técnicas do Projecto de Investigação: motivação de base; teoria de suporte; investigação tradicional; investigação interpretativa; investigação em informática, ênfase em tecnologias e sistemas de informação; técnicas associadas; 2- Métodos Sistemáticos de Pesquisa de Informação Científica; 3- Concepção e escrita de um artigo científico; 4- Apresentação e defesa de trabalhos científicos.
Metodologia de avaliação
A avaliação tem carácter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular
Componente de Competências Transversais
na
Componente Laboratorial
na
Componente de Programação e Computação
na
Princípios Éticos
na