Disciplina Curricular

Conceção de Objetos de Aprendizagem Organizacional COAO

Mestrado Bolonha em Informação e Sistemas Empresariais - MISE2013

Contextos

Grupo: MISE2013 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares da Universidade Aberta

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Tendo por objetivo o estudo do conceito de objeto de aprendizagem, como unidade autónoma de aprendizagem, pesquisável e reutilizável em diversos contextos de e-learning. A conceção de conteúdos de ensino nesta perspetiva é desenvolvida, tendo em conta não só os aspetos pedagógicos e tecnológicos, como também a descrição dos objetos (metadados), o seu armazenamento, indexação e interoperabilidade. Será dado especial ênfase à experimentação prática ao nível da recolha de conhecimento de cariz organizacional e a sua integração como objeto de aprendizagem. Esta unidade curricular deixará os alunos aptos a: - Compreender a noção de objeto de aprendizagem; - Conceber corretamente um objeto de aprendizagem em áreas específicos de conhecimento de cariz organizacional; - Desenvolver um objeto de aprendizagem com ferramentas de autoria apropriadas; - Integrar objetos de aprendizagem em contextos pedagógicos e tecnológicos diversos.

Programa

1) Conceito de objeto de aprendizagem (OA) 2) Princípios pedagógicos e tecnológicos que orientam a conceção de OA 3) Modelos de referência: AICC, SCORM 4) Desenvolvimento de OA recorrendo a ferramentas de autor 5) Tecnologias para a reusabilidade dos OA

Metodologia de avaliação

A avaliação tem carácter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

Disciplinas Execução