Disciplina Curricular

Redes de Computadores e Internet RCI

Minor em Tecnologias da Internet - Min-TI 2021

Contextos

Grupo: Min-TI 2021

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

São recomendados conhecimentos e prática de programação.

Objectivos

Fornecer aos alunos uma visão global dos conceitos e princípios subjacentes ao desenho de redes de computadores, tendo a arquitetura e os protocolos da Internet como exemplos. Capacitar os alunos a desenvolver aplicações sobre a Internet usando a interface de sockets.

Programa

1. Visão geral sobre as redes de computadores e a Internet: comutação de pacotes; arquitetura em camadas, serviços, interfaces e protocolos; infraestrutura física da Internet. 2. Camada de aplicação: processos, portos, nomes, endereços IP, clientes e servidores; a WWW, o correio eletrónico e o DNS. 3. Camada de transporte: controlo de erros, controlo de de fluxo, e controlo de congestionamento; o UDP e o TCP. 4. Camada de rede: protocolos de encaminhamento; prefixos IP; a hierarquia intra-domínio-inter-domínio; o RIP, o OSPF e o BGP; NAT e DHCP. 5. Camada de ligação de dados: protocolos aletórios de acesso ao meio, ALOHA e CSMA; redes sem-fios; redes de área local comutadas; virtualização. 6. Introdução a segurança em rede de computadores: confidencialidade, integridade e autenticação; o TLS e o IPSec.

Metodologia de avaliação

50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua;

Componente de Competências Transversais

Questões de ética e de responsabilidade social e cívica respeitantes à governança e ao uso da Internet surgem marginalmente. O desenvolvimento do projeto proposto na disciplina envolve as seguintes competências transversais: 1. Competências intrapessoais, como a proatividade e autonomia, porque os alunos vão descobrindo conceitos fundamentais em redes de computadores à medida que vão desenvolvendo o projeto (project based learning). 2. Competências interpessoais, como o trabalho em equipa, porque o projeto é desenvolvido em grupos de dois alunos e porque os projetos de diferentes grupos devem interoperar. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Componente Laboratorial

1. Projeto de desenvolvimento de uma aplicação sobre a Internet, em grupos de dois alunos. 2. Análise de transações WWW entre clientes e servidores, em grupos de dois alunos. 3. Configuração de encaminhadores, em grupos de dois alunos.

Componente de Programação e Computação

1. Conceptualização de uma aplicação distribuída, envolvendo a comunicação entre entidades remotas. 2. Programação da aplicação distribuída usando a interface de sockets da Internet. As duas componentes estão associadas a 40% da avaliação.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre