Disciplina Curricular

Modelos de Simulação de Sistemas MSSiste

Minor em Sistemas e Métodos de Apoio à Decisão - Min-SMAD 2021

Contextos

Grupo: Min-SMAD 2021

Período:

Grupo: Min-SMAD 2021

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Formação básica em Estatística.

Objectivos

• Desenvolver familiarização e compreensão crítica de conceitos nucleares e técnicas de simulação digital (de acontecimentos discretos e de dinâmica de sistemas), bem como dos respectivos instrumentos de apoio (nomeadamente software especializado). • Desenvolver uma compreensão informada de metodologias de simulação para: formulação de problemas e sua resolução; estruturação e implementação de modelos; desenho de experiências, análise e avaliação de resultados. • Desenvolver capacidades para relacionar estes conceitos com a prática e aptidões para formular e modelar problemas reais complexos, envolvendo incerteza e risco, de uma forma estruturada e produzir recomendações fundamentadas. • Promover competências de trabalho em equipa.

Programa

I - Modelos de simulação por eventos discretos (com incremento de tempo fixo e variável), incluindo: • Paradigmas e metodologias de estruturação de modelos baseadas em acontecimentos, atividades e processos • Técnicas de geração de sequências aleatórias e métodos de Monte Carlo • Software de apoio à implementação de modelos de simulação • Desenho de projeto de experiências de simulação e análise de resultados II - Elementos sobre sistemas de filas de espera, incluindo modelos analíticos básicos (M/M/1, M/G/1, M/M/S) e metodologias de análise de sistemas complexos de redes de filas de espera III - Modelação de sistemas dinâmicos, incluindo: • Estrutura e princípios de funcionamento (relações causa-efeito), ciclos de realimentação e diagramas de enlace causal • Formas básicas de ciclos de realimentação e comportamentos típicos das variáveis de resposta • Modelação de estruturas mais complexas, por articulação de ciclos de realimentação, e aplicações na avaliação de políticas

Metodologia de avaliação

Avaliação com 2 componentes: - Exame escrito (individual), peso de 50% na classificação final; - Trabalho de grupo, peso de 50%. Os trabalhos são realizados em grupo e o relatório é entregue por partes (feedback pelos docentes sobre os relatórios intermédios) ao longo do período. Para aprovação, as notas parciais mínimas são: 8,5V no exame e 10V no trabalho de grupo. Classificação global >16V deverão realizar uma prova oral ou, caso não compareçam, é atribuída a classificação final de 16V.

Componente de Competências Transversais

Esta UC, particularmente na componente de trabalho de grupo mas também nas abordagens à formulação e resolução de problemas nas aulas e exame final, deverá contribuir para o desenvolvimento de competências transversais em “Pensamento Crítico e Inovador” (particularmente no que respeita a abordagens estruturadas e inovadoras à resolução de problemas, mas também de pensamento estratégico (na formulação de problemas), pensamento crítico (nomeadamente na análise de resultados) e criatividade), “Competências Interpessoais” (comunicação escrita, trabalho em equipa e liderança), “Competências Intrapessoais” (produtividade e gestão do tempo, gestão do stress, pro-atividade e iniciativa) e “Literacia da Informação e dos Media” (utilização de ferramentas informáticas na ótica do utilizador, estruturação e formatação de documentos/relatórios). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 15%.

Componente Laboratorial

Utilização de software especializado de simulação, representando cerca de 15% da carga letiva (horas de contacto)

Componente de Programação e Computação

Conceção, especificação e implementação computacional de modelo de simulação para trabalho de projeto (em grupo), com exploração do mesmo para extração de resultados, análise destes e elaboração de conclusões e recomendações.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre