Disciplina Curricular
Gestão e Planeamento das Cidades PGCid
Minor em Smart Cities - Min-SC 2021
Contextos
Grupo: Min-SC 2021
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
N/A
Objectivos
A UC tem como objectivos: • A compreensão dos fenómenos urbanos e processos de urbanização • O modo como funcionam os processos de planeamento urbano • As principais técnicas e métodos de análise e modelação dos fenómenos urbanos
Programa
Conceitos fundamentais. Evolução dos processos de urbanização, das cidades e das teorias urbanísticas e do planeamento – relações entre urbanização e configuração das cidades, condições biofísicas, socioeconómicas e tecnológicas (passado, presente e futuro) Processos económicos de urbanização, densidade, aglomeração, interacção espacial e hierarquia urbana Ordenamento do território, planeamento urbano e gestão urbanística: conceitos, organização institucional (órgãos e competências), instrumentos de planeamento, gestão urbanística, governance, avaliação e monitorização. Desafios urbanos contemporâneos: gentrificação, equidade e pobreza urbana, habitação, mobilidade/transportes e logística, suburbanização, sustentabilidade, adaptação e mitigação dos efeitos das alterações climáticas. Métodos e modelos de simulação e análise de sistemas urbanos complexos. Smart Cities – Aplicações e casos de estudo e integração com sistemas de intelligent transport systems.
Metodologia de avaliação
A avaliação será feita com recurso a dois trabalhos práticos, correspondendo a 60% da nota final, e um exame final, correspondendo a 40% da nota final.
Componente de Competências Transversais
Desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação); e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Componente Laboratorial
N/A
Componente de Programação e Computação
N/A