Breve Introdução

Objetivos

O Minor em Smart Cities propõe-se como uma formação multidisciplinar e complementar de engenharia para os alunos que frequentaram um1º ciclo (180ECTS) nas diferentes áreas de Engenharia e Arquitectura e que frequentem o 2º ciclo no IST.

Esta formação tem como objectivo possibilitar um conhecimento mais profundo sobre conceitos, problemáticas, métodos e ferramentas essenciais para a percepção dos desafios das cidades e elaboração de propostas de intervenção que englobem uma componente fortemente tecnológica e analítica.

As evoluções tecnológicas ao nível das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), Sensorização, IoT (Internet of Things), Automação, Big Data e Inteligência Artificial, possibilitam intervenções com vista á melhoria de diversas dimensões relacionadas com as áreas urbanas: economia, mobilidade, ambiente, cidadania, ambiente construído e, governança. De modo a alcançar com sucesso estes objectivos, é necessário o conhecimento com igual profundidade do Objecto, das Técnicas e Métodos.

Este Minor tem como objectivo atender a diferentes expectativas de complemento de formação, nomeadamente de ferramentas tecnológicas aplicadas á gestão e planeamento das cidades e implementação de projectos de Smart Cities e aos estudantes que pretendam conhecer melhor os problemas da gestão e planeamento das cidades num contexto de forte evolução tecnológica.

Áreas Científicas envolvidas no Minor

  • Sistemas Urbanos e Regionais (DECivil)
  • Sistemas, Decisão e Controlo (DEEC)
  • Computadores (DEEC)
  • Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos (DECivil)

Local onde o Minor será ministrado

Responsável

João de Abreu e Silva João de Abreu e Silva
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)/ACSUR
jabreu@tecnico.ulisboa.pt
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/homepage/ist24709

Condições de Acesso e Seleção

Alunos que tenham frequentado um 1º ciclo de Engenharia ou Arquitectura e que se encontrem a frequentar um 2º ciclo no IST

Plano de Estudos (18 ECTS)

Parcerias e Colaborações

Não existem presentemente parcerias definidas. Há no entanto cartas de suporte (apresentadas na proposta) de entidades privadas, públicas ou parcerias entre ambas (Thales, Cluster Smart Cities Portugal, CCDR-LVT, CML, Área Metropolitana de Lisboa) que ou têm áreas de negócio em Smart Cities, promovem projectos neste âmbito ou que regulam o ordenamento do território e que vêm positivamente esta oferta lectiva. Estas entidades serão contactadas com vista a colaborações ou estabelecimento de parcerias no âmbito deste minor.

Informação Adicional

Coordenadores

2021/2022
João António De Abreu e Silva
joao.abreu@civil.ist.utl.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.