Breve Introdução

Objetivos

O Minor de Produção de Electricidade Renovável tem como objetivo transmitir aos alunos conhecimentos e experiência no domínio das Energias Renováveis. O programa é flexível e multidisciplinar e oferece aos alunos conhecimentos sólidos nos princípios físicos e nas tecnologias de ponta, além de abordar políticas energéticas, económicas e ambientais. O currículo concentra-se na geração de energia elétrica. O Minor visa a próxima geração de profissionais de engenharia e investigadores que realizarão a transição energética e a descarbonização da economia.

As UCs do Minor estão repartidas em dois grupos: duas UCs principais e três UCs de opção. As UCs principais são obrigatórias e fornecem uma visão geral dos principais tipos de energia renovável, além de abordarem aspectos sociais, ambientais, de gestão e económicos. As UCs de opção fornecem uma compreensão profunda dos tipos de energia renovável do mercado, analisando os processos de conversão física e as tecnologias de ponta. Os alunos têm um currículo personalizado através de uma seleção de uma das três UCs de opção.

Áreas Científicas envolvidas no Minor

  • Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos (DECivil)
  • Energia (DEEC)
  • Ambiente e Energia (DEM)
  • Controlo, Automação e Informática Industrial (DEM)
  • Termofluidos e Tecnologias de Conversão de Energia (DEM)

Local onde o Minor será ministrado

Responsável

Luís Gato Luís Gato
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
luis.gato@tecnico.ulisboa.pt

Condições de Acesso e Seleção

As inscrições estão abertas a todos os alunos de mestrado do IST. O número de alunos está limitado a 100, em cada ano lectivo. Os critérios de seleção consideraram a afinidade do currículo do aluno e as classificações obtidas nas unidades curriculares frequentadas. Será dada prioridade aos alunos do MEGE, MEMec, MEEC, MEC, MEAer, MENO, MEAmb, MEFT, MEQ e MEM.

Plano de Estudos (18 ECTS)

Parcerias e Colaborações

Informação Adicional

Coordenadores

2021/2022
Luís Gato
luis.gato@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.