Breve Introdução

Objetivos

O Minor em Nanoengenharia e Microsistemas destina-se a alunos do Instituto Superior Técnico que pretendam uma formação complementar nas áreas de nanotecnologias e microsistemas. Pretendemos oferecer uma formação abrangente em microtecnologias, centrada nos conceitos de microfabricação avançada em ambiente de Sala Limpa. Os alunos terão contacto com desenho de circuitos para micro-nanoelectrónica, e poderão dimensionar e realizar microsistemas orientadas para várias áreas. Os alunos terão acesso a infraestruturas experimentais na área de produção avançada de circuitos electrónicos (filmes finos e nanoestruturas produzidas em máquinas industriais) e oportunidade de contactar uma área da Engenharia com aplicações tecnológicas em sectores estratégicos como a microelectrónica (componentes e circuitos) ou áreas da saúde e ambiente (biosensores e sistemas lab-on-chip). Este Minor pretende centralizar a formação em nanotecnologias, microelectrónica e microsistemas na Universidade de Lisboa, sendo o único em que os alunos têm acesso a actividades na Sala Limpa do INESC-MN.

Áreas Científicas envolvidas no Minor

  • Biomateriais, Nanotecnologias e Medicina Regenerativa (DBE)
  • Sistemas Biomédicos e Biossinais (DBE)
  • Eletrónica (DEEC)
  • Física da Matéria Condensada e Nanotecnologia (DF)

Local onde o Minor será ministrado

Responsável

Susana Cardoso de Freitas

Susana Cardoso de Freitas
Departamento de Física (DF)/INESC-MN
scardoso@inesc-mn.pt
Marcelino Santos

Marcelino Santos
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)/INESC-ID
marcelino.santos@ist.utl.pt
João Pedro Conde

João Pedro Conde
Departamento de Bioengenharia (DBE)/INESC-MN
joao.conde@tecnico.ulisboa.pt
Vania Silverio

Vânia Silvério
Departamento de Física (DF)/INESC-MN
vsilverio@inesc-mn.pt
Diana Leitão

Diana Leitão
Departamento de Física (DF)/INESC-MN
dleitao@inesc-mn.pt
Jorge Fernandes

Jorge Fernandes
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)/INESC-ID
jorge.fernandes@inesc-id.pt
Paulo Flores

Paulo Flores
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)/INESC-ID
paulo.flores@inesc-id.pt

Condições de Acesso e Seleção

As aulas de laboratório em ambiente de Sala Limpa no INESC-MN estarão limitadas a 20 alunos. A seleção de alunos será feita com base na classificação/número de ECTS concluídos no 2º ciclo.

Plano de Estudos (18 ECTS)

Parcerias e Colaborações

Este Minor envolve 2 unidades de Investigação (INESC-MN e INESC-ID) e 3 departamentos do IST. Na origem deste Minor está uma infraestrutura única, a Sala Limpa do INESC-MN, e que centraliza as actividades de formação dos alunos que integrem este Minor. O papel central do INESC-MN no Minor está assim justificado. Nos últimos 15 anos, várias indústrias na área de microelectrónica e biotecnologia têm vindo a apoiar-se na unidade de investigação associadas no IST (em particular INESC-MN e INESC-ID) para recrutar alunos com formação em desenho de circuitos, técnicas de microfabricação com qualificação industrial, filmes finos e materiais avançados, sensores, biosensores, microsistemas e componentes microfluidicos.

Várias empresas demonstraram (cartas de apoio) o seu apoio à existência deste Minor, como exemplo do universo das que regularmente procuram os nossos alunos do IST, que nos apoiam ao validar a elevada empregabilidade nesta área de especialização.

Informação Adicional

Coordenadores

2021/2022
Susana Isabel Pinheiro Cardoso de Freitas
susana.freitas@tecnico.ulisboa.pt
Joao Pedro Estrela Rodrigues Conde
joao.conde@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.