Breve Introdução

Objetivos

O Minor é dirigido a alunos de mestrados que pretendam adquirir conhecimentos necessários para formular, implementar e avaliar modelos usados no sector financeiro para estruturar transações, gerir riscos e construir estratégias de investimento.

As unidades curriculares oferecidas permitem aos alunos ter uma formação a nível da teoria financeira, matemática e estatística, da análise numérica e do uso de métodos e ferramentas computacionais mais modernas. Estas são as bases essenciais para uma carreira integrada numa equipa de “quants”. Os “quants” desenham e implementam complexos modelos e são actualmente muito procurados por empresas de gestão de fundos de investimentos, companhias de seguros, consultoras, empresas de desenvolvimento de software financeiro e bancos centrais.

Áreas Científicas envolvidas no Minor

  • Sistemas de Informação (DEI)
  • Análise Numérica e Análise Aplicada (DM)
  • Probabilidades e Estatística (DM)

Local onde o Minor será ministrado

Campus Alameda

Responsável

Cláudia Nunes Cláudia Nunes
Departamento de Matemática (DM)
cnunes@math.tecnico.ulisboa.pt
http://cemat.ist.utl.pt/member.php?member_id=86

Condições de Acesso e Seleção

Estudantes de algum mestrado do IST, com formação em Álgebra Linear, Cálculo, Probabilidades e Estatística, e com conhecimentos em Equações Diferenciais. Número máximo de alunos: 30

Plano de Estudos (18 ECTS)

Parcerias e Colaborações

Os alunos poderão frequentar a cadeira de Econometria Financeira, no ISEG e da responsabilidade do Departamento de Matemática do ISEG.

Informação Adicional

Coordenadores

2021/2022
Cláudia Rita Ribeiro Coelho Nunes Philippart
cnunesph@gmail.com

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.