Breve Introdução

Objetivos

O minor em Inteligência Artificial visa oferecer competências sólidas a engenheiros, cientistas e investigadores de áreas diferentes da Eng. Informática num subconjunto de áreas da Inteligência Artificial, habilitando-os a abordar e resolver problemas associados à criação de sistemas inteligentes usando métodos, técnicas e algoritmos especialmente desenvolvidos para dotar as máquinas de capacidades usualmente consideradas como "inteligentes".

Áreas Científicas envolvidas no Minor

  • Sistemas, Decisão e Controlo (DEEC)
  • Inteligência Artificial (DEI)

Local onde o Minor será ministrado

Responsável

Francisco S. Melo Francisco S. Melo
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
fmelo@inesc-id.pt
https://gaips.inesc-id.pt/~fmelo/

Condições de Acesso e Seleção

Consideram-se elegíveis para frequentar o minor todos os alunos que tenham completado uma licenciatura em Engenharia ou áreas afins e frequentem um Mestrado no IST. Os candidatos serão ordenados por média aritmética das notas obtidas nas unidades curriculares do 1º ciclo, arredondada à segunda casa decimal. Em caso de empate, será utilizada a média das cadeiras de segundo ciclo já realizadas.

Plano de Estudos (18 ECTS)

Parcerias e Colaborações

Uma parte significativa da equipa docente do DEI envolvida neste minor são investigadores no INESC-ID; os docentes do DEEC envolvidos, por seu turno, são investigadores no ISR-IST. As duas instituições têm uma longa história de colaboração; em particular a equipa docente envolvida no minor teve já diversas colaborações em projectos de investigação precisamente nos tópicos cobertos por este minor (aprendizagem, língua natural, sistemas autónomos, etc.).

Além da colaboração entre a equipa docente e instituições de investigação envolvidas, foi estabelecida entre o IST e a empresa Everis uma parceria que, entre outros aspectos, premeia todos os anos o melhor trabalho desenvolvido por alunos no âmbito da UC de Aprendizagem — uma das UCs oferecidas no minor. Esta parceria e envolvimento da Everis é, por si só, ilustrativo do interesse que a área de IA suscita no mercado de trabalho.

Informação Adicional


A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.