Disciplina Curricular
Desenvolvimento Sustentável - Fundamentos Quantitativos DSFQ
Minor em Indústria 4.0 Sustentável - Min-I4.0S 2021
Contextos
Grupo: Min-I4.0S 2021 > Opções
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos
Objectivos
Obter uma compreensão abragente integrada dos conceitos e ferramentos quantitativos fundamentais para a a análise de desenvolvimento sustentável, baseados em Termodinâmica e Economia.
Programa
1) Definição e conceitos fundamentais de desenvolvimento sustentável, incluindo os objectivos de desenvolvimento sustentável. (2) Equações de baanço em Ecologia e Economia (balanços de energia, massa e entropia; identidades das contas nacionais). (3) Conceitos e métodos fundamentais de termodinâmica de equilíbrio, teoria do consumidor e teoria do produtor (abordagem comum baseada em optimização constrangida). (4) Mercados, falhas de mercados, externalidades e economia da poluição. (5) Ética. (6) Termodinâmica e informação em sistemas em crescimento: metabolismo de organismos e teoria do crescimento económico. (7) As quatro revoluções industrais e o conceito de uma quarta revolução industrial sustentável. (8) Métodos quantitativos de avaliação de sustentabilidade baseados em Termodinâmica e Economia (análise de custo-benefício, análise de ciclo de vida, análise de input-output). (9) Fronteiras planetárias e indicadores de sustentabilidade (económicos e biofísicos).
Metodologia de avaliação
Exam final (50%); projecto (50%).
Componente de Competências Transversais
Pensamento crítico, trabalho de grupo, tradução de resultados quantitativos em forma narrativa (10%).
Componente Laboratorial
Sem componente Laboratorial.
Componente de Programação e Computação
Sem componente de Programação e Computação.
Princípios Éticos
Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.