Disciplina Curricular
Engenharia dos Sistemas Computacionais ESC
Minor em Informática - Min-I 2021
Contextos
Grupo: Min-I 2021
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos de programação.
Objectivos
Esta disciplina pretende oferecer uma introdução ao funcionamento dos sistemas computacionais modernos para alunos sem formação em informática, tendo como único requisito a frequência prévia de uma disciplina de introdução à programação. O curso começa por apresentar os princípios básicos do funcionamento das arquiteturas de um computador e, de uma forma incremental, introduz as principais abstrações que permitem o desenvolvimento das aplicações distribuídas modernas de forma modular e robusta.
Programa
O curso começa por apresentar os princípios básicos do funcionamento dos computadores. De seguida são abordados os fundamentos dos sistemas operativos, ilustrando como estes permitem ao software lidar com a diversidade dos equipamentos que são produzidos hoje. Posteriormente é feita uma introdução às técnicas para interligar equipamentos em rede e às abstrações que permitem desenvolver aplicações distribuídas. O curso faz também uma breve introdução aos princípios de computação na nuvem. Finalmente, são introduzidas as principais técnicas usadas para assegurar a confiança no funcionamento dos sistemas modernos, em particular para tolerar faltas e defender os sistemas contra ataques e intrusões.
Metodologia de avaliação
Trabalhos práticos (50%, nota mínima de 9.5 valores) Exame (50%, nota mínima de 9.5)
Componente de Competências Transversais
Os trabalhos encorajam o pensamento crítico e inovador, para resolução dos problemas propostos, com criatividade técnica. As competências intrapessoais e interpessoais são muito importantes no trabalho a desenvolver em equipa.
Componente Laboratorial
Trabalhos práticos sobre algumas das principais tecnologias discutidas nas aulas teóricas.
Componente de Programação e Computação
na
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.