Disciplina Curricular
Gestão Logística e de Operações GLO
Minor em Gestão Industrial e de Sistemas - Min-GIS 2021
Contextos
Grupo: Min-GIS 2021
Período:
Grupo: Min-GIS 2021
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
-
Objectivos
O objectivo da disciplina fornecer aos alunos os conhecimentos sobre os fundamentos gerais da Gestão Logística e Gestão das Operações. Estudam-se os métodos e técnicas mais usados pelas organizações para a gestão eficiente nas áreas de Logística e Operações. Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de identificação, análise, crítica e resolução de problemas nas áreas.
Programa
Introdução à Gestão Logística e as Operações (GLO). Desempenho e Objectivos das Operações: triple bottom line, stakeholders e Corporate Social Responsibility; Os 5 objectivos operacionais. Os processos e produtos, projecto de processos e o efeito volume e variedade. Tecnologia de Processos: o gestor de operações e tecnologias; tecnologias de processamento de materiais, informação e clientes; tecnologias emergentes: 3D Printing, The Internert of Things, Sensores, Simulação de Processos; o impacto da tecnologia no processo; web-ERP. Planeamento de Operações: Sales & Operations Planning, Gestão de Capacidade. Gestão de Inventário: decisões em gestão de inventário, quanto e quando encomendar. Cadeia de Abastecimento e Logística: definição e principais objectivos e actividades. O projecto, planeamento e gestão de inventário na cadeia de abastecimento. O valor da informação. Estratégias de Distribuição e modos de transporte. Os novos desafios em GLO na Era Digital
Metodologia de avaliação
A UC explora um conjunto de metodologias ativas para a apreensão e desenvolvimento de conhecimentos : Componente de avaliação continua (50%): a) Análise de casos de estudo reais em aula ( 5 a 6 casos), identificando problemas que abordam as várias temáticas da UC. Apresentação e discussão dos casos, trabalho realizado em grupo envolvendo a elaboração de um mini relatório e pequenas apresentações orais ; - 25% b) Mini-projeto, resolução de um caso prático com aplicação de uma metodologia selecionada, com elaboração de relatório de grupo e apresentação e discussão dos resultados – 15% c) Realização de quizes com questões de escolha múltipla em cada aula – 10% Mini-test global 50%: escrito individual, onde se incluem problemas e excertos de situações reais que devem ser analisados e propostas melhorias à luz dos conteúdos lecionados.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de um conjunto de competências transversais nomeadamemte em: Pensamento Crítico e Inovador - desenvolvendo criatividade, pensamento estratégico e abordagens à identificação, análise e resolução dos casos de estudo reais discutidos em aula bem como no resolução do mini-projeto e quizes em aula; Competências interpessoais e in,trapessoais - desensolvedo competências de comunicação e organizacionais, trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação e gestão de tempo, aspetos exigidos na resolução dos casos de estudos reais e no mini-projeto.,i Literacia da informação e dos media - capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media relacionados com copmponentea pratica UC. A percentagem de avaliação relacionada é da ordem dos 10%
Componente Laboratorial
A UC envolve na componente pratica a resolução de problemas em logistica e operações. Utilização de excel e de softwares de modelação/optimização (ex. GAMS; CPLEX). A componente laboratorial perfaz 15% das aulas.
Componente de Programação e Computação
Modelação e otimização de problemas que caracterizam a Gestão Logistica e de Operaçõeso
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.