Breve Introdução

Objetivos

O papel da Física na educação em Engenharia tem-se tornado cada vez mais importante numa sociedade atual marcada por problemas emergentes de Ciência e Tecnologia. Neste contexto, os objetivos gerais do Minor em Física Contemporânea do Instituto Superior Técnico são:

1. Assegurar uma forte componente de formação em Física Moderna (Mecânica Quântica e Relatividade de Einstein), complementar à adquirida nos cursos tradicionais de Física básica.

2. Oferecer uma formação base em Física contemporânea, relevante em áreas interdisciplinares como a Química, a Matemática, Ciências da Engenharia e as Ciências Médicas.

Ao completar este Minor, o aluno terá desenvolvido a capacidade de contextualizar e aplicar os conhecimentos adquiridos num panorama tecnológico e científico em constante mudança onde a Física atua como catalisador dos avanços em várias áreas interdisciplinares de Ciência e Tecnologia.

Áreas Científicas envolvidas no Minor

  • Astrofísica e Gravitação (DF)
  • Física de Partículas e Física Nuclear (DF)
  • Física de Plasmas, Lasers e Fusão Nuclear (DF)
  • Físicas e Tecnologias Básicas (DF)

Local onde o Minor será ministrado

Responsável

Filipe Rafael Joaquim

 

Filipe Rafael Joaquim
Departamento de Física (DF)/CFTP
filipe.joaquim@tecnico.ulisboa.pt
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/homepage/ist30520

Condições de Acesso e Seleção

As condições de acesso e seriação do Minor em Física Contemporânea são as que constam no Regulamento de Minors. A seriação dos candidatos será realizada através da fórmula:

C = 0.7 × c1 + 0.3 × c2

onde c1 é a média final de curso do aluno no 1.º ciclo de estudos e c2 é a média do conjunto de unidades curriculares de Física básica e de Matemática aprovadas pelo aluno durante o 1º ciclo. As vagas serão preenchidas até que o numerus clausus seja atingido e submetidas a posterior validação pelo coordenador do Minor.

Plano de Estudos (18 ECTS)

O aluno terá que aprovar às duas UCs obrigatórias ("Introdução à Mecânica Quântica" e "Relatividade") e escolher duas das 3 UCs opcionais ("Astrofísica", "Ótica e Lasers" e "Introdução à Física Nuclear e à Física de Partículas").

Percursos alternativos: - No caso de o aluno ter aprovado a uma das UCs obrigatórias, a UC de substituição será “Descobertas da Física Moderna” (3 ECTS) - No caso de o aluno ter aprovado a ambas as UCs obrigatórias, a UC de substituição será “Mecânica Quântica II” (6 ECTS).

Brochura

Coordenadores

2021/2022
Filipe Rafael Joaquim
filipe.joaquim@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.