Disciplina Curricular
Saneamento S
Minor em Engenharia Humanitária - Min-EH 2021
Contextos
Grupo: Min-EH 2021
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aquisição de conceitos no domínio do saneamento ambiental e capacidade de conceber e dimensionar infraestruturas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais. Competências de conceber e dimensionar: sistemas de adução e reserva de abastecimento de água; sistemas de distribuição de água ( convencionais e simplificados); redes de drenagem de águas residuais e gestão de lamas fecais. Competências no domínio da gestão de águas pluviais em meio urbano e de parâmetros básicos de caracterização da qualidade da água. Sistemas simplificados de saneamento para países em desenvolvimento.
Programa
1 - Âmbito e objetivos do saneamento ambiental: conceitos fundamentais – ciclo urbano da água. Dados de base. 2 - Sistemas de abastecimento de água: uma perspetiva histórica e conceitos fundamentais; obras de captação e adução; instalações elevatórias; reservatórios; redes gerais de distribuição de água e sistemas simplificados de abastecimento. 3 - Sistemas de águas residuais e pluviais: uma perspetiva histórica e atual; origem, quantificação e natureza das águas residuais; conceção e dimensionamento de redes gerais de drenagem de águas residuais; órgãos das redes gerais de drenagem e gestão de lamas fecais; conceitos de gestão de águas pluviais em meio urbano. 4 – Introdução à qualidade da água.5 - Sistemas simplificados de saneamento para países em desenvolvimento.
Metodologia de avaliação
60% de avaliação contínua e 40% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
Competencias de trabalho em grupo e de comunicação (oral e escrita), estimando-se que cerca de 10% da avaliação final se refira a competências transversais.
Componente Laboratorial
Recurso, para o desenvolvimento dos projetos, ao Laboratório de Tecnologia de Informação (LTI)
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.