Disciplina Curricular
Valorização Energética de Resíduos VER
Minor em Engenharia Humanitária - Min-EH 2021
Contextos
Grupo: Min-EH 2021
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Nenhum
Objectivos
Fornecer aos estudantes conhecimentos e informações de última geração sobre a ciência e a tecnologia na base da valorização energética de resíduos não perigosos e perigosos. No final do curso, os alunos devem ser capazes de analisar um sistema de gestão de resíduos e comparar diferentes abordagens, em particular relacionadas com a reciclagem terciária e quaternária, e propor soluções viáveis para casos concretos.
Programa
O problema da gestão de resíduos: visão histórica e situação atual em diferentes partes do mundo. Produção e consumo de energia: visão geral e perspectivas. Diferentes vias para a valorização energética de residuos. Impactos ambientais e sociais das tecnologias de valorização energética de resíduos e das unidades de conversão. Análise do ciclo de vida da gestão de resíduos, suas vantagens e limitações. Matérias-primas disponíveis, tipos, propriedades e caracterização. Carbono biogénico e geogénico e os ciclos de carbono. Engenharia e tecnologia atuais dos sistemas de valorização energética: incineração, co-incineração, gaseificação, pirólise, digestão anaeróbica, fermentação... Comparação das diferentes tecnologias em termos de matérias-primas e produtos. Vantagens e desvantagens e perspectivas futuras. Questões relacionadas com fluxos de resíduos específicos, com ênfase para plásticos, borracha e biomassa.
Metodologia de avaliação
A UC inclui aulas teóricas, teórico-práticas e um projeto que os estudantes desenvolvem ao longo do semestre em conjunto com os docentes. A avaliação inclui 2 mini-testes realizados em aula (30 %) e ainda uma apresentação (20 %) e um relatório sobre o projeto (50 %).
Componente de Competências Transversais
Os alunos desenvolvem o seu projeto em pequenos grupos (tipicamente 2 alunos por grupo), que lhes permite melhorar as suas competências intra- e interpessoais. O projeto está sujeito a uma apresentação oral pública e a um relatório escrito, trabalhando as competências de comunicação oral e escrita. Desenvolve também as capacidades de literacia da informação e dos media, através da pesquisa e gestão de informação recolhida e da utilização de ferramentas informáticas para produzir as apresentações/vídeos. O desenrolar do projeto requer o desenvolvimento do pensamento crítico e inovador através da capacidade de procurar, questionar e criticar as soluções investigadas e a capacidade de propor novas, com soluções para os problemas em estudo. Os projetos são propostos pelos alunos, de origens culturais diferentes, e frequentemente refletem preocupações ambientais e de sustentabilidade, permitindo desenvolver as responsabilidades de cidadania. Contribui com cerca de 10% para avaliação global.
Componente Laboratorial
Não há aulas de laboratório específicas, mas, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos são incentivados, sempre que possível, a realizar um trabalho experimental de quantidade limitada em laboratórios de investigação.
Componente de Programação e Computação
Não há componentes computacionais específicos, mas, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos são incentivados a incluir simulações no projeto , dependendo do tema escolhido.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.