Disciplina Curricular

Projeto em Engenharia Humanitária PEH

Minor em Engenharia Humanitária - Min-EH 2021

Contextos

Grupo: Min-EH 2021

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

nenhum

Objectivos

A Engenharia Humanitária é definida como o uso da ciência e da engenharia para inventar, criar, projetar, desenvolver ou melhorar tecnologias que promovam o bem-estar das comunidades que enfrentam grandes desafios humanitários (populações em rápido crescimento, comunidades pobres, atingidas por desastres, marginalizadas ou sub-servidas). Este curso pretende proporcionar uma abordagem prática e orientada para projecto desta nova área de engenharia.

Programa

Desenvolvimento de um projeto experimental ou de modelação, preferencialmente interdisciplinar e abrangendo várias áreas científicas e proposto por uma ONG. Exemplo: geração de energia a partir de resíduos orgânicos, envolvendo a recolha, processamento físico-químico e o equipamento para geração de energia.

Metodologia de avaliação

Abordagem estritamente baseada em projetos. Projeto a desenvolver em grupos de 2 a 4 alunos. Avaliação baseada num relatório final e numa apresentação pública do projeto.

Componente de Competências Transversais

Os alunos desenvolvem o seu projeto em pequenos grupos (tipicamente 2 a 4 alunos por grupo), que lhes permite melhorar as suas competências intra- e interpessoais. O projeto está sujeito a uma apresentação oral pública e a um relatório escrito, trabalhando as competências de comunicação oral e escrita. Desenvolve também as capacidades de literacia da informação e dos media, através da pesquisa e gestão de informação recolhida e da utilização de ferramentas informáticas para produzir as apresentações/vídeos. O desenrolar do projeto requer o desenvolvimento do pensamento crítico e inovador através da capacidade de procurar, questionar e criticar as soluções investigadas e a capacidade de propor novas, apresentando soluções para os problemas em estudo. Os projetos são propostos pelos alunos, de origens culturais diferentes, e devem reflectir preocupações ambientais e de sustentabilidade, permitindo desenvolver as responsabilidades de cidadania.

Componente Laboratorial

Não há aulas de laboratório específicas, mas, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos devem desenvolver o seu projeto em colaboração com laboratórios de investigação, principalmente das unidades de investigação envolvidas na UC.

Componente de Programação e Computação

Não há componentes computacionais específicos, mas, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos são incentivados a incluir simulações no projeto, dependendo do tema escolhido.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre