Disciplina Curricular
Língua Natural LN
Minor em Estudos Gerais - Min-EG 2022
Contextos
Grupo: Min-EG 2022 > Inteligência Artificial e Robótica
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Programação básica em Python; conceitos básicos de shell.
Objectivos
Conhecer os conceitos básicos, principais formalismos, técnicas e algoritmos, bases de conhecimento e corpora envolvidos na área do Processamento da Língua Natural. Perceber quais são as grandes tarefas envolvidas no processamento de uma frase, parágrafo ou texto e entender as dificuldades de cada uma destas tarefas. Conhecer as principais aplicações da área e ser capaz de identificar a tecnologia envolvida. Compreender as tarefas que são realizáveis com as tecnologias atuais.
Programa
1. Processamento da Linguagem Natural (PLN): visão histórica 2. Configuração Experimental: Corpora: anotação, concordância de anotações, enviesamento, etc.; Treino: conjuntos de treino/teste/validação, validação cruzada, etc.; Avaliação: métricas de avaliação mais usadas e avaliações conjuntas em PLN 3. Representação da Linguagem: da lógica aos vectores (esparsos e densos — redução de dimensionalidade e “embeddings” neuronais) 4. Principais Abordagens: Baseadas em Regras; Similaridades/distâncias lexicais; Aprendizagem Automática baseada em “features”; Aprendizagem Profunda (Arquiteturas: das RNNs aos “Transformers”; auto-encoders, GANs; Conceitos: mecanismos de atenção, “fine-tuning”, aprendizagem multi-tarefas); Engenharia de Prompts (RAG, persona, etc.) 5. Modelos de Linguagem: dos N-Grams aos Grandes Modelos de Linguagem 6. Conceitos/Tarefas (Linguística): Segmentação, Morfologia, Análise Morfológica e Etiquetação Morfo-sintáctica; Sintaxe e Análise Sintática; Semântica e Análise Semântica 7. Cenários de Aplicação: Pergunta/Resposta, Sistemas de Diálogo/Chatbots, Tradução Automática (incluindo para Línguas Gestuais), Análise de Sentimentos, etc.
Metodologia de avaliação
Avaliação de conhecimentos: • série de exercícios semanais (20%), • dois mini-projectos (30%: 15% cada um), • um exame (50%). Em época especial a avaliação tem 2 componentes: um exame (70%) e dois mini-projectos (30%). Os miniprojectos podem ser realizados na época normal, desde que tenham sido entregues como trabalho individual e não como trabalho de grupo.
Componente de Competências Transversais
Os mini-projectos são realizados em grupo, permitindo aos alunos trabalhar em equipa. Num dos projectos é pedido um relatório que deverá seguir as linhas de um artigo científico. Algumas aulas são dedicadas exclusivamente à metologia de trabalho (como preparar os dados, avaliar, etc.), o que é uma competência transversal. É também dado especial ênfase à análise crítica de resultados, que é avaliada nos mini-projectos. São também abordados aspectos (éticos) relacionados com aplicações mais sensíveis da área, bem como com a utilização de algoritmos de aprendizagem.
Componente Laboratorial
Algumas aulas práticas terão uma componente laboratorial. Nomeadamente, em algumas aulas é dado um problema, acompanhado de código que os alunos terão de desenvolver.
Componente de Programação e Computação
No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122. Estas componentes são avaliadas nos mini-projectos (30%).
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.