Disciplina Curricular
Projeto em Economia Circular 2 PEC-2
Minor em Economia Circular - Min-EC 2021
Contextos
Grupo: Min-EC 2021
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Nenhum
Objectivos
Fornecer aos alunos uma perspetiva prática de questões técnicas e científicas envolvidas em projetos específicos relacionados com a circularidade da economia. O projeto é desenvolvido nas unidades de investigação envolvidas, incoporando trabalhos de investigação e desenvolvimento em áreas específicas. Sempre que possível será envolvido mais do que um laboratório.
Programa
Projeto de investigação num Módulo de “Plásticos numa Economia Circular” - CERENA (DEQ + DECivil). Projeto de investigação num Módulo de “Ciclo da Água” - CERIS (DECivil). Projeto de investigação num Módulo de “Ciclo do CO2” – CQE + CERENA (DEQ) Projeto de investigação num Módulo de “Recuperação de Óleos Alimentares Usados e outros resíduos (resíduos agrícolas e biomassa florestal)” – CERENA (DEQ) Projeto de investigação num Módulo de “Valorização de Resíduos/Lamas-Produção de Biogás” – IN+ (DEM) Cada um dos projetos corresponderá a 6 ECTS e decorrerá ao longo de um período, ou de um semestre, num laboratório de investigação. Prevê-se ainda a possibilidade de interligar vários projetos nestas áreas, de forma a permitir que o aluno desenvolva uma abordagem mais interdisciplinar e mais abrangente.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua e relatório final com apresentação em seminário.
Componente de Competências Transversais
Os alunos desenvolvem o seu projeto individualmente, interactuando com os docentes e investigadores dessa unidade. O projeto está sujeito a uma apresentação oral pública e a um relatório escrito, trabalhando as competências de comunicação oral e escrita. Desenvolve também as capacidades de literacia da informação e dos media, através da pesquisa e gestão de informação recolhida e da utilização de ferramentas informáticas para produzir as apresentações/vídeos. O desenrolar do projeto requer o desenvolvimento do pensamento crítico e inovador através da capacidade de procurar, questionar e criticar as soluções investigadas e a capacidade de propor novas, apresentando soluções para os problemas em estudo. O projeto a desenvolver permite ainda desenvolver as responsabilidades de cidadania.
Componente Laboratorial
Todo o trabalho será desenvolvido num laboratório de investigação de uma das unidades de investigação envolvidas.
Componente de Programação e Computação
Não há componentes computacionais específicos, mas, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos são incentivados a incluir simulações no projeto, dependendo do tema escolhido.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.