Disciplina Curricular

Projeto em Economia Circular 2 PEC-2

Minor em Economia Circular - Min-EC 2021

Contextos

Grupo: Min-EC 2021

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Nenhum

Objectivos

Fornecer aos alunos uma perspetiva prática de questões técnicas e científicas envolvidas em projetos específicos relacionados com a circularidade da economia. O projeto é desenvolvido nas unidades de investigação envolvidas, incoporando trabalhos de investigação e desenvolvimento em áreas específicas. Sempre que possível será envolvido mais do que um laboratório.

Programa

Projeto de investigação num Módulo de “Plásticos numa Economia Circular” - CERENA (DEQ + DECivil). Projeto de investigação num Módulo de “Ciclo da Água” - CERIS (DECivil). Projeto de investigação num Módulo de “Ciclo do CO2” – CQE + CERENA (DEQ) Projeto de investigação num Módulo de “Recuperação de Óleos Alimentares Usados e outros resíduos (resíduos agrícolas e biomassa florestal)” – CERENA (DEQ) Projeto de investigação num Módulo de “Valorização de Resíduos/Lamas-Produção de Biogás” – IN+ (DEM) Cada um dos projetos corresponderá a 6 ECTS e decorrerá ao longo de um período, ou de um semestre, num laboratório de investigação. Prevê-se ainda a possibilidade de interligar vários projetos nestas áreas, de forma a permitir que o aluno desenvolva uma abordagem mais interdisciplinar e mais abrangente.

Metodologia de avaliação

Avaliação contínua e relatório final com apresentação em seminário.

Componente de Competências Transversais

Os alunos desenvolvem o seu projeto individualmente, interactuando com os docentes e investigadores dessa unidade. O projeto está sujeito a uma apresentação oral pública e a um relatório escrito, trabalhando as competências de comunicação oral e escrita. Desenvolve também as capacidades de literacia da informação e dos media, através da pesquisa e gestão de informação recolhida e da utilização de ferramentas informáticas para produzir as apresentações/vídeos. O desenrolar do projeto requer o desenvolvimento do pensamento crítico e inovador através da capacidade de procurar, questionar e criticar as soluções investigadas e a capacidade de propor novas, apresentando soluções para os problemas em estudo. O projeto a desenvolver permite ainda desenvolver as responsabilidades de cidadania.

Componente Laboratorial

Todo o trabalho será desenvolvido num laboratório de investigação de uma das unidades de investigação envolvidas.

Componente de Programação e Computação

Não há componentes computacionais específicos, mas, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos são incentivados a incluir simulações no projeto, dependendo do tema escolhido.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre