Disciplina Curricular

Tópicos em Economia Circular TEC

Minor em Economia Circular - Min-EC 2021

Contextos

Grupo: Min-EC 2021

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Fornecer aos alunos uma visão integrada da abordagem da economia circular do ponto de vista da ciência e do tecnologia envolvidas. No final do curso, os estudantes deverão ser capazes de identificar a diferença inerente entre uma aproximação linear e uma economia circular e identificar os principais problemas no desenvolvimento de um regime de produção de economia circular, bem como as questões envolvidas na circularidade da água e do carbono no ambiente e nas fases de produção e consumo.

Programa

Introdução à economia circular, definição e diferenças entre a economia linear atual e a economia circular. ODSs e a economia circular. Dificuldades, barreiras e riscos na transição para uma economia circular (técnicas, económicas, informativas, organizacionais...). Estudos de casos - abordagens em diferentes países. Cadeias específicas - gestão de resíduos, água e dióxido de carbono.

Metodologia de avaliação

A UC inclui aulas teóricas, de seminário e um projeto que os estudantes desenvolvem ao longo do semestre em conjunto com os docentes. A avaliação inclui mini projetos/relatórios, realizados em aula (30 %) e ainda uma apresentação (20 %) e um relatório sobre o projeto (50 %).

Componente de Competências Transversais

Os alunos desenvolvem o seu projeto em pequenos grupos (tipicamente 2 alunos por grupo), que lhes permite melhorar as suas competências intra- e interpessoais. O projeto está sujeito a uma apresentação oral pública e a um relatório escrito, trabalhando as competências de comunicação oral e escrita. Desenvolve também as capacidades de literacia da informação e dos media, através da pesquisa e gestão de informação recolhida e da utilização de ferramentas informáticas para produzir as apresentações/vídeos. O desenrolar do projeto requer o desenvolvimento do pensamento crítico e inovador através da capacidade de procurar, questionar e criticar as soluções investigadas e a capacidade de propor novas, apresentando soluções para os problemas em estudo. Os projetos são propostos pelos alunos, de origens culturais diferentes, e frequentemente refletem preocupações ambientais e de sustentabilidade, permitindo desenvolver as responsabilidades de cidadania.

Componente Laboratorial

Não há aulas de laboratório específicas, mas, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos são incentivados, sempre que possível, a realizar um trabalho experimental de quantidade limitada em laboratórios de investigação. O desenvolvimento de trabalho experimental mais alargado poderá ser feito nas outras unidades curriculares associadas ao minor em Economia Circular.

Componente de Programação e Computação

Não há componentes computacionais específicos mas, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos são incentivados a incluir simulações no projeto, dependendo do tema escolhido.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre