Breve Introdução

Objetivos

No sistema de produção atual a quantidade de resíduos que é gerada e não aproveitada é elevada, o que provoca um desperdício não sustentável de recursos, incluindo de água, de nutrientes/fertilizantes de energia e de materiais. É urgente mudar o paradigma de produção do atual esquema “linear” para aquilo que já é conhecido como “economia circular”, com agregação de valor aos serviços, e contribuição para modelos de negócio, emprego e desenvolvimento mais sustentáveis. Neste momento nos cursos do IST existem já uma variedade de unidades curriculares que se ocupam desta temática que é de enorme importância para a formação dos futuros engenheiros inseridos na sociedade que se pretende criar segundo os objetivos da sustentabilidade. A criação deste Minor propõe alargar e consolidar a oferta de formação neste domínio numa abordagem orientada para a investigação e centrada em projetos em curso nas Unidades de Investigação do IST. Assim este Minor propõe uma estrutura não convencional em que as unidades curriculares serão, na sua maioria, substituídas por pequenos projetos, equivalentes a 6 ECTS, enquadradas em Unidades de Investigação do IST. Entende-se a proposta atual como dinâmica e espera-se que possa vir a permitir o desenvolvimento de novas sinergias entre as Unidades de Investigação e entre os Departamentos do IST.

Áreas Científicas envolvidas no Minor

  • Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos (DECivil)
  • Minas e Petróleos (DECivil)
  • Ambiente e Energia (DEM)
  • Ciências de Engenharia Química (DEQ)
  • Engenharia de Processos e Projecto (DEQ)

Local onde o Minor será ministrado

Responsável

Francisco Lemos Francisco Lemos
Departamento de Engenharia Química (DEQ)/CERENA
francisco.lemos@tecnico.ulisboa.pt
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/homepage/ist12081
Edgar Fernandes Edgar Fernandes
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)/IN+
edgar.fernandes@tecnico.ulisboa.pt
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/homepage/ist13408
José Saldanha Matos José Saldanha Matos
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)/Ceris
jose.saldanha.matos@tecnico.ulisboa.pt
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/homepage/ist12191

Condições de Acesso e Seleção

Cinco alunos (pelo menos, numa 1ª fase). A frequência do minor implica o desenvolvimento de projetos em três laboratórios distintos, em áreas indicadas, pelo que é necessário manter o número de alunos em frequência simultânea limitado. A seleção será feita através do desempenho Académico, adequação da formação base aos módulos selecionados e motivação do estudante. Prevê-se que a seleção seja realizada por uma Comissão de Seleção constituída por representantes das Unidades de Investigação envolvidas. Curso de mestrado compatível – condições a definir

Plano de Estudos (18 ECTS)

Nas UCs de Projeto em Economia Circular os alunos devem efetuar trabalho nas seguintes áreas:

Projeto de investigação num Módulo de “Plásticos numa Economia Circular” - CERENA (DEQ + DECivil).

Projeto de investigação num Módulo de “Ciclo da Água” - CERIS (DECivil).

Projeto de investigação num Módulo de “Ciclo do CO2” – CQE + CERENA (DEQ)

Projeto de investigação num Módulo de “Recuperação de Óleos Alimentares Usados e outros resíduos (resíduos agrícolas e biomassa florestal)” – CERENA (DEQ)

Projeto de investigação num Módulo de “Valorização de Resíduos/Lamas-Produção de Biogás” – IN+ (DEM)

Cada um dos projetos corresponderá a 6 ECTS e decorrerá ao longo de um período, ou de um semestre, num laboratório de investigação. Prevê-se ainda a possibilidade de interligar vários projetos nestas áreas, de forma a permitir que o aluno desenvolva uma abordagem mais interdisciplinar e mais abrangente.

Parcerias e Colaborações

Também no âmbito de projetos em curso prevê-se que exista colaboração com outras instituições, em particular IN+/IST + ISA e Cerena/IST Universidade de Aveiro. A associação com os novos Laboratórios Colaborativos nos quais as unidades de investigação participam (GALP, Cimentos, etc.). Prevê-se também a participação de Universidades Europeias com as quais as Unidades de Investigação têm colaborações, nesta área e onde têm sido realizadas teses de Mestrado (como por exemplo, as universidades de Ghent, Sorbonne Universités, Politorino, Université de Starsbourg).

Informação Adicional

Coordenadores

2021/2022
Edgar Caetano Fernandes
edgar.fernandes@tecnico.ulisboa.pt
Francisco Manuel Da Silva Lemos
francisco.lemos@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.