Disciplina Curricular

Gestão de Inovação e Design Thinking GIDT

Minor em Design Thinking - Min-DT 2021

Contextos

Grupo: Min-DT 2021

Período:

Grupo: Min-DT 2021

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

-

Objectivos

Este curso apresenta aos alunos o conceito de Design Thinking, uma abordagem de inovação e resolução criativa de problemas que pode ser usado em diferentes disciplinas. Design Thinking é assim uma abordagem centrada nas pessoas e um processo de imersão, que promove a criatividade em torno de áreas de oportunidade. Design Thinking tornou-se uma abordagem interessante para enfrentar desafios complexos ao nível empresarial, social e cultural e também para criar uma cultura inovadora em startups, PME's ou grandes corporações. Neste contexto, a disciplina incorpora também o papel do utilizador nos processos de inovação e a preocupação crescente do feedback da experiencia dos utilizadores de produtos e serviços que alimentam os processos de inovação. No fim da disciplina, os alunos estarão familiarizados com a metodologia de Design Thinking, compreendido os passos do seu processo, e terão aprendido como aplicá-la aos processos de inovação.

Programa

•Introducção à inovação estratégica • O Design Thinking como fonte de vantagem competitiva • O Processo de Design Thinking Process • Aplicar o Design Thinking ao desenvolvimento de ideias • Inspiração pela empatia e investigação quantitativa • Creatividade, espaços e tecnicas de geração de ideias • Prototipagem • Inovação pelo utilizador • Experiência do utilizador e inovação centrada no utilizador • Implementar o Design Thinking em organizações e equipas

Metodologia de avaliação

A avaliação consistirá na realização de um projeto (100%), que é desenvolvido ao longo do semestre e apoiado nas aulas. Este tem quatro entregas e fontes de avaliação: 1) Regras de investigação (15%); 2) Protótipo da ideia e video do processo de geração da ideia (25%); 3) apresentação final (25%) e 4) relatório a descrever o processo (25%). Os restantes 10% estão reservados a participação e auto-avaliação. Neste projeto espera-se que os alunos ponham em prática o método de design thinking a um problema que é lançado pelos docentes no inicio do semestre.

Componente de Competências Transversais

Esta UC irá desenvolver o Pensamento Crítico e Inovador, em todas as suas componentes: pensamento estratégico, pensamento crítico, criatividade e estratégias de resolução de problemas, pela elaboração do projeto, cuja elaboração prefaz 25% da avaliação. Irá desenvolver as Competências Interpessoais, nomeadamente comunicação oral e escrita, pela apresentação dos projetos (25%) e o relatório, e o trabalho de equipa, uma vez que os projetos são elaborados em equipa. Também irá desenvolver algumas Competências Intrapessoais, nomeadamente a autodisciplina, entusiasmo, perseverança, auto motivação, e gestão de tempo, na realização do projeto.

Componente Laboratorial

-

Componente de Programação e Computação

-

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre