Disciplina Curricular

Design de Serviços DSer

Minor em Design Thinking - Min-DT 2021

Contextos

Grupo: Min-DT 2021

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

NA

Objectivos

Nesta unidade curricular os alunos aprendem a pensar sistemicamente e de forma holística sobre inovação e desenho de serviços digitais. Os alunos irão aprender a mapear o território de um projeto em aberto e extrair modelos que irão ajudá-los a ilustrar, criar e analisar conceitos inovadores de design de serviços. Os alunos, aprendem a comunicar os conceitos através de um conjunto diversificado de modelos e protótipos, desde o percurso do cliente até ao desenho detalhado dos serviços e modelos de negócio. No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de: i) Identificar um serviço, um sistema de produto-serviço e uma plataforma, e reconhecer os componentes de cada um; ii) Desenhar e representar um serviço ou um sistema de produto-serviço, através de modelos tipicamente utilizador em desenho de serviços; iii) Explicar e demonstrar como os serviços se desenrolam e articulam através de designs e comunicação; iv) Aprender a criticar de forma construtivo o trabalho dos outros.

Programa

A economia da experiência: perspectiva histórica e motivacional da relevância da economia dos serviços digitais. O processo de desenvolvimento de serviços digitais: definição; descoberta; quadro e estratégia; criar e expressar (inovações de serviços); definir e avaliar; proposição de valor e de negócio. Técnicas abordadas: etnografia; ideation; directed storytelling; enactment; customer journeys; service blueprints.

Metodologia de avaliação

Projeto: 80% - Compreensão e exploração do briefing: 15% Pesquisa e Compreensão: 15% - Fase Gerativa: 15% - Prototipagem e refinamentos: 15% - Apresentação final e vídeo de comunicação: 20%) Participação individual e exercícios: 20%

Componente de Competências Transversais

Pensamento crítico e inovador, competências intrapessoais, competências interpessoais, literacia da informação e dos media, cidadania global.

Componente Laboratorial

A unidade curricular será lecionada em modo studio ao invés da abordagem tradicional de aulas teóricas. O objectivo da aprendizagem em modo de studio é emular a experiência profissional. Para aqueles novos ao modelo de studio, segue-se uma lista de características fundamentais: - Existem poucas aulas teóricas; - Exposição teórica é curta e dada apenas quando necessárias para suportar o trabalho dos alunos; - Alunos trabalham em grupos; - Actividades dão ênfase à aprendizagem colaborativa; - Docentes são "usados" como recursos para a aprendizagem; - A responsabilidade de aprender é colocada nos alunos; - Os alunos aprendem novas capacidades, fazendo, ao invés de ler sobre a temática; - Studios funcionam em blocos de 2-3 horas; - Docente têm o papel não-autoritário de guiar e orientar.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre