Breve Introdução

Objetivos

O Minor em Ciência e Tecnologias Quânticas tem por objectivo fornecer formação multidisciplinar no domínio emergente das Tecnologias Quânticas, e nos respectivos fundamentos científicos.

Apesar de ainda incipientes, as Tecnologias Quânticas, nomeadamente a Computação Quântica, as Comunicações Quânticas, a Internet Quântica, os Sensores e Metrologia Quânticos, e as Tecnologias Quânticas no Espaço, são tecnologias da informação e de soberania disruptivas, que motivam enormes investimentos em investigação e desenvolvimento em todo o Mundo, e em particular na União Europeia, onde existe actualmente enorme procura de recursos humanos com formação neste domínio.

O Minor em Ciência e Tecnologias Quânticas tem por objetivo tirar partido da expertise existente neste domínio no IST, em termos de investigação, de formação avançada, e de inovação, para formar cientistas e engenheiros quânticos competitivos a nível internacional.

O Minor em Ciência e Tecnologias Quânticas é aberto a qualquer aluno de um curso de ciências ou de engenharia, e não exige conhecimentos prévios de Física Quântica.

Áreas Científicas envolvidas no Minor

  • Telecomunicações (DEEC)
  • Física Interdisciplinar (DF)
  • Lógica e Computação (DM)

Local onde o Minor será ministrado

  • Campus Alameda
  • Outra: Será explorada a possibilidade de ensino à distância, por videoconferência, para alunos do outros campi do IST, ou de outras escolas da ULisboa, ou de eventuais parceiros externos.

Responsável

Yasser Omar Yasser Omar
Departamento de Matemática (DM)
http://www.phys-info.org/yasser-omar.html

Condições de Acesso e Seleção

Não são necessários conhecimentos prévios de Física Quântica para frequentar este Minor, basta conhecimentos de Álgebra Linear.

O Minor em Ciência e Tecnologias Quânticas (MCTQ) tem um numerus clausus de 20 alunos. O processo de selecção tem duas fases:

  • Análise do currículo e da carta de motivação dos candidatos.
  • Entrevista dos alunos aprovados na primeira fase.

Plano de Estudos (18 ECTS)

Parcerias e Colaborações

Instituto de Telecomunicações, Google, Gabinete Nacional de Segurança

Informação Adicional

Coordenadores

2021/2022
Yasser Omar
yasser.omar@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.