Breve Introdução

O Minor em Ciência de Dados ("min-CD") visa habilitar os estudantes a abordar e resolver problemas práticos, usando métodos e técnicas de uma vasta gama que se pode considerar como constituindo a Ciência de Dados.

A expressão em língua inglesa “Data Science” tem, em anos recentes, sido abundantemente usada para designar a área (ou o conjunto de disciplinas) que estuda problemas associados à aquisição, armazenamento e organização de dados, bem como à extracção de informação (ou conhecimento) a partir desses dados. A importância real e a visibilidade pública da "Data Science" (aqui referida como “Ciência de Dados”) têm crescido na última década e o seu impacto tem alastrado a um número crescente de áreas de actividade.

Podem identificar-se três catalisadores principais para este crescimento:

a) A expansão da Internet, a qual permite níveis de partilha e acesso a dados e informação numa escala ainda há poucos anos inimaginável. Mais de metade da população mundial tem acesso à Internet, quer como consumidor de informação e comunicação, quer como produtor de conteúdos, incluindo texto, imagens, vídeos. Esta imensa mole humana “online” produz vastas quantidades de dados sobre as suas preferências, hábitos e atividades comerciais, profissionais e sociais.

b) Os avanços tecnológicos na computação, no armazenamento de dados, nas telecomunicações ( nomeadamente os dispositivos móveis e as redes de comunicação), e o esbater das fronteiras entre computação e comunicações, que potenciou novos paradigmas, tais como a computação distribuída e em nuvem.

c) O desenvolvimento de ferramentas teóricas, metodológicas e computacionais, em áreas tais como a matemática e a estatística, a aprendizagem automática (machine learning) e a inteligência artificial, a optimização, o processamento, análise e visualização de dados e informação.

Um dos grandes desafios (talvez o objectivo central) da Ciência de Dados é transformar a enorme abundância de dados que hoje em dia se adquirem, armazenam e comunicam, em informação/conhecimento útil em algum sentido ou para uma dada tarefa ou objectivo (comercial, económico, político, social, científico, médico, etc.). As implicações e aplicações da Ciência de Dados encontram-se não só em áreas tecnológicas e de negócios, mas também em muitas áreas da ciência moderna, tais como a biologia, a astronomia, a física, a economia, a sociologia, a climatologia e muitas outras. Muitas destas áreas científicas aparentemente tão diversas são hoje caracterizadas pela aquisição/produção de enormes quantidades de dados, dando à Ciência de Dados um lugar de destaque nas tarefas de extracção de informação/conhecimento a partir desses dados.

O interesse das empresas e das organizações (privadas e públicas) em vários tópicos da Ciência de Dados tem vindo a crescer. O tecido empresarial conhece bem o enorme valor económico/comercial da informação e da sua utilização como elemento diferenciador entre competidores, no que frequentemente se designa por business intelligence. Também o sector financeiro usa crescentemente a Ciência de Dados, não só para dar suporte e auxílio a decisões estratégicas, como também em muitas outras aplicações, desde a avaliação de crédito até às transações em bolsa baseadas em algoritmos (algorithmic trading).


Funcionamento

O ensino do Min-CD é assegurado pelas seguintes Áreas Científicas do IST:

  • Sistemas, Decisão e Controlo (DEEC)
  • Interacção e Gráficos (DEI)
  • Sistemas de Informação (DEI)
  • Probabilidades e Estatística (DM)

As unidades curriculares do minor são ministradas no Campus Alameda.


Condições de Acesso e Seleção

O critério de acesso será com base em análise curricular. Os candidatos deverão possuir formação básica em probabilidades e estatística, álgebra e programação. 

Os alunos dos cursos de mestrado abaixo não podem frequentar o Minor em Ciência de Dados (julho de 2024)

  • Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados
  • Mestrado em Engenharia Biomédica
  • Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
  • Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores
  • Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática


Plano de Estudos (18 ECTS)

O plano de estudos do minor em Ciência de Dados inclui as seguintes unidades curriculares:

1.      Análise Multivariada / Multivariate Analysis 

2.      Aprendizagem Automática / Machine Learning

3.      Programação para Ciência de Dados / Programming for Data Science


Coordenação

A coordenação do minor está a cargo de três professores, um de cada um dos três departamentos envolvidos:
O secretariado do minor é assegurado pelo Departamento de Engenharia Informática. Cabe a esta comissão todas as responsabilidades de coordenação. Questões à coordenação do minor devem ser enviadas para o endereço  coordmecd@tecnico.ulisboa.pt

Coordenadores

2024/2025
Maria do Rosário De Oliveira Silva
rosario.oliveira@math.ist.utl.pt
Bruno Emanuel Da Graça Martins
bruno.g.martins@tecnico.ulisboa.pt
Mário Gaspar da Silva
mario.gaspar.silva@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.