Breve Introdução

Objetivos

Este minor visa habilitar os estudantes a abordar e resolver problemas, usando métodos e técnicas de uma vasta gama que se pode considerar como constituindo a Ciência de Dados.

A expressão em língua inglesa “Data Science” tem, em anos recentes, sido abundantemente usada para designar a área (ou o conjunto de disciplinas) que estuda problemas associados à aquisição, armazenamento e organização de dados, bem como à extracção de informação (ou conhecimento) a partir desses dados. A importância real e a visibilidade pública da Data Science (aqui referida como “Ciência de Dados”) têm crescido exponencialmente na última década e o seu impacto tem alastrado a um número crescente de áreas de actividade.

Podem identificar-se três catalisadores principais para este crescimento:

a) A expansão da Internet, a qual permite níveis de partilha e acesso a dados e informação numa escala ainda há poucos anos inimaginável. Mais de metade da população mundial tem acesso à Internet, quer como consumidor de informação e comunicação, quer como produtor de conteúdos, incluindo texto, imagens, vídeos. Esta imensa mole humana “online” produz vastas quantidades de dados sobre as suas preferências, hábitos e atividades comerciais, profissionais e sociais.

b) Os avanços tecnológicos na computação, no armazenamento de dados, nas telecomunicações ( nomeadamente os dispositivos móveis e as redes de comunicação), o esbater das fronteiras entre computação e comunicações que potenciou novos paradigmas, tais como a computação distribuída e em nuvem.

c) O desenvolvimento de ferramentas teóricas, metodológicas e computacionais, em áreas tais como a matemática e a estatística, a aprendizagem automática (machine learning) e a inteligência artificial, a optimização, o processamento, análise e visualização de dados e informação.

Um dos grandes desafios (talvez o objectivo central) da Ciência de Dados é transformar a enorme abundância de dados que hoje em dia se adquirem, armazenam e comunicam, em informação/conhecimento útil em algum sentido ou para uma dada tarefa ou objectivo (comercial, económico, político, social, científico, médico, ...). As implicações e aplicações da Ciência de Dados encontram-se não só em áreas tecnológicas e de negócios, mas também em muitas áreas da ciência moderna, tais como a biologia, a astronomia, a física, a economia, a sociologia, a climatologia e muitas outras. Muitas destas áreas científicas aparentemente tão diversas são hoje caracterizadas pela aquisição/produção de enormes quantidades de dados, dando à Ciência de Dados um lugar de destaque nas tarefas de extracção de informação/conhecimento a partir desses dados.

O interesse das empresas e das organizações (privadas e públicas) em vários tópicos da Ciência de Dados tem vindo a crescer exponencialmente. O tecido empresarial conhece bem o enorme valor económico/comercial da informação e da sua utilização como elemento diferenciador entre competidores, no que frequentemente se designa por business intelligence. Também o sector financeiro usa crescentemente a Ciência de Dados, não só para dar suporte e auxílio a decisões estratégicas, como também em muitas outras aplicações, desde a avaliação de crédito até às transações em bolsa baseadas em algoritmos (algorithmic trading).

Áreas Científicas envolvidas no Minor

  • Sistemas, Decisão e Controlo (DEEC)
  • Computação Gráfica e Multimédia (DEI)
  • Sistemas de Informação (DEI)
  • Probabilidades e Estatística (DM)

Local onde o Minor será ministrado

Responsável

Mário Figueiredo Mário Figueiredo
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
mario.figueiredo@tecnico.ulisboa.pt
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/homepage/ist12403

Condições de Acesso e Seleção

O critério de acesso será com base em análise curricular. Os candidatos deverão possuir formação básica em probabilidades e estatística, álgebra e programação, e poderão ser oriundos de todos os cursos de 2º ciclo do IST.

Plano de Estudos (18 ECTS)

Parcerias e Colaborações

Informação Adicional

 

Coordenadores

2021/2022
Mário Alexandre Teles de Figueiredo
mario.figueiredo@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.