Disciplina Curricular

Fundamentos de Interfaces Homem-Máquina FIH-M

Minor em Aplicações de Engenharia em Saúde - Min-AES 2021

Contextos

Grupo: Min-AES 2021

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina de Fundamentos de interfaces homem-máquina faz a introdução dos pricípios de funcionamento das interfaces cérebro-computador, nomeadamente sobre as duas vertentes mais populares baseado no P300 e no potential visual evocado em estado estacionário. Os alunos deverão conhecer e comprender e aplicar os seguintes principios básicos: 1- Métodos de registo e de estimulação 2- Prinicipo de funcionamento do P300 3- Princípio de funcionamento do potential visual evocado em estado estacionário 4- Detecção e classificação dos potentiais das resspostas evocadas 5- Filtros espaciais e análise da correlação canónica 6- Treino, precisão e rácio de transferencia de informação

Programa

1- Introdução ás interfaces homem-máquina 2- Actividade neuronal do cotex motor e áreas relacionadas 3- Campos electro-magnéticos gerados pelo cérebro 4- Sinais que reflectem a actividade metabólica cerebral 5- Aquisição de sianl dentro do cérebro 6- Aquisição de sianl fora do cérebro 7- Métodos de extracção de características 8- Métodos de transferencia de características 9- "Hardware and Software" 10- Protocolos operacionais 11- Aplicações 12- Potencial evocado P300 13- Potencial visual evocado em estado estacionário (SSVEP)

Metodologia de avaliação

Exame (40%) + Laboratórios (20%) + projecto (30%)

Componente de Competências Transversais

A UC permitie desenvolver Competências Transversais em vários dos grupos definidos no Relatório
Comissão para as Competências Transversais principalmente no contexto do projecto desenvolvido nesta UC que vale 30% da nota final da disciplina. Destaca-se a as componente "Pensamento Crítico e Inovador (Estratégias de Resolução de Problemas), designadamente nas suas componentes "pensamento crítico", "criatividade" e "estratégias de resolução de problemas", Competências Interpessoais (trabalho de grupo/equipa e apresentação oral do projecto), Competências Intrapessoais (autonomia na realização do projecto que promove a autodisciplina e preserveranca essenciais ao cumprimento dos prazos e obtenção de resultados) e finalmente a componente Literacia da informação e dos media que é potenciada pelo trabalho de pesquisa bibliográfica necessário à realização do trabalho propriamente dito e do relatório correspondente.

Componente Laboratorial

A componente laboratorial é constituida por 3 sessões laboratoriais de 3 h cada por semana alternada.

Componente de Programação e Computação

Esta UC tem uma componente relevante em computação e programação principalmente na parte laboratorial e de projecto (50%). Na componente de projecto os alunos têm que realizar um trabalho que envolve a simulação de sistemas dinâmicos com realimentação em ambiente MatLab.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre