Disciplina Curricular

Processamento de Biossinais e Imagem Biomédica PBIB

Minor em Aplicações de Engenharia em Saúde - Min-AES 2021

Contextos

Grupo: Min-AES 2021

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC destina-se a dar aos alunos conceitos e ferramentas fundamentais de armazenamento, visualização e do processamento de sinal e de imagem biomédicos, com destaque para os sinais fisiológicos e para as principais modalidades de imagem médica e de microscopia. Os alunos deverão conhecer, compreender e aplicar os princípios básicos: 1 –Álgebra linear aplicada à manipulação e processamento de sinais e imagem. 2 -Formatos mais comuns de armazenamento e transmissão de dados biomédicos. 3 -Conditionamento e melhoria de sinal e imagem. 4 –Filtragem linear e não linear. Filtragem FIR, IIR e máscaras de convolução. 5 –Detecção e segmentação em dados ruidoso, distorcidos e incompletos. 6 -Contornos e superfícies ativas. 7 -Algoritmos de reconstrução de sinal e imagem.

Programa

1 - Motivação para o processamento de sinais e imagem biomédicos. 2 - Introdução aos pacotes de processamento de sinal e imagem MatLab e Phyton. 3 - Representação matemática de sinais e imagens. 4 - Filragem digital linear e não linear. Filtros FIR, IIR e de mediana. 5 - Análises multi-resoluçao e decomposição wavelet. 6 - Segmenatação de imagem. Detectores de contornos . Contornos e superfícies activas. 7 - Processamento estatistico de sinal e imagem. Refocagem e remoção de ruído. 8 - Reconstrução tomográfica de imagem médica. CT, PET e SPECT. 9 - Análise de descriminante linear, de componentes principais e de componentes independentes. 10-Aquisição e reconstruçao de imagem de microscopia. Microscopia de fluorescência e confocal.

Metodologia de avaliação

Exame (40%) + Laboratórios (30%) + projecto (30%)

Componente de Competências Transversais

A UC permitie desenvolver Competências Transversais em vários dos grupos definidos no Relatório
Comissão para as Competências Transversais principalmente no contexto do projecto desenvolvido nesta UC e que vale 30% da nota final da disciplina. Destaca-se a as componente "Pensamento Crítico e Inovador (Estratégias de Resolução de Problemas), designadamente nas suas componentes "pensamento crítico", "criatividade" e "estratégias de resolução de problemas", Competências Interpessoais (trabalho de grupo/equipa e apresentação oral do projecto), Competências Intrapessoais (autonomia na realização do projecto que promove a autodisciplina e preserveranca essenciais ao cumprimento dos prazos e obtenção de resultados) e finalmente a componente Literacia da informação e dos media que é potenciada pelo trabalho de pesquisa bibliográfica necessário à realização do trabalho propriamente dito e do relatório correspondente.

Componente Laboratorial

A componente laboratorial é constituida por sessões laboratoriais de 3 h em semanas alternada.

Componente de Programação e Computação

Esta UC tem uma componente relevante em computação e programação principalmente na parte laboratorial e de projecto (60%). Nestas duas componentes os alunos têm que desenhar e implementar algoritmos de processamento de sinal e de imagem em que a programação e o desenho dos algoritmos e estrutura de dados são partes cruciais neste tipo de projectos.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre