Disciplina Curricular

Técnicas e Metodologias de Amostragem em Ambientes Extremos TMAAE

Minor em Ambientes Extremos - Min-AE 2021

Contextos

Grupo: Min-AE 2021

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

É desejável que os alunos possuam conhecimentos de Química, Física nos dominios da mecânica em geral (incluindo dinâmica), Álgebra e Análise Numérica (resolução de sistemas de equações lineares e não lineares) e Equações Diferenciais Ordinárias.

Objectivos

Com esta UC pretende-se que o aluno fique com as ferramentas necessárias para: 1-Definir as condições na operação de amostragem, nomeadamente na recolha e tratamento prévios a aplicar de acordo com a amostra/tipo de análise assim como na identificação dos erros cometidos e estimativa da sua variância. 2-Definir um programa de amostragem com base no ambiente em que vai ser efetuada e quais as ferramentas, materiais e tecnologias necessárias quer para o processo em si, quer para a recolha e preservação das amostras. 3-Conhecer e caracterizar os diversos ambientes extremos e de que forma estas condições influenciam todo o processo de amostragem. 4-Conhecer a legislação aplicável que condiciona todo os processos de recolha de amostras.

Programa

AMOSTRAGEM. Objetivos e interesse de uma amostragem. Condições de operação de amostragem. Recolha, conservação e tratamento de amostras. OCEANOS/FUNDO DOS OCEANOS. Missões para estudo da superfície do mar, coluna de água, e fundo do oceano. Técnicas para aquisição de dados ambientais, recolha de amostras, e caracterização de habitats marinhos. Técnicas especializadas para estudo do mar profundo. Sistemas robóticos autónomos para automatização de missões de exploração. Técnicas de georeferenciação recorrendo a sistemas acústicos. REGIÕES POLARES. Principais interesses de investigação nas regiões polares e metodologias de amostragem (Investigação Climática, Permafrost, etc). Condicionantes à amostragem das Regiões Polares - Breve referência à Alta Montanha. ESPAÇO. Missões espaciais de recolha de amostras em ambientes extremos no Espaço. Proteção planetária de forma a não contaminar as amostras extraterrestres, e a não contaminar a Terra com as amostra extraterrestres. CASOS DE ESTUDO.

Metodologia de avaliação

A avaliação continua contará até 60% para a claissficação final. Esta avaliação será divida em três componentes: aulas de laboratório/campo (30%), apresentações orais de casos de estudo urante as aulas TP (30%) e um exame final que contará 40% para a classificação final. Em cada componente da avaliação, os alunos terão de ter um minimo de 9.5 valores (em 20) para aprovação.

Componente de Competências Transversais

A unidade curricular de TMA irá desenvolver diversas competências transversais. A promoção da criatividade e resolução de problemas será favorecida pela implementação dde estudos de caso e o trabalho em equipa. Outras competências serão também trabalhadas nomeadamente as que estão relacionadas com o trabalho em equipa através da preparação e impletação do trabalho experimental, a definição de novas abordagens em amostragem e a consequente criação de novas estatégias e, ainda, a promoção de discussões e apresentações orais. A análise problemas concretos e estudos de avaliação de problemas de amostragem em ambientes extremos e também a sua apresentação permitirão a interpretação de dados cientificos e a consequente resoulção de problemas com recurso a novas estratégias. A aprendizagem ativa, onde o aluno assume o principal papel na aprendizagem, será implementada tanto quanto possível.

Componente Laboratorial

A componente laboratorial será sobretudo utlizada para realizar trabalho de campo e processamento de amostras em laboratório. Os alunos tomarão contacto com as mais diversas metodologias de amsotragem e com os processos química relacionados com acondicionamento, preservação e transporte de amostras. Os alunos participarão ainda em missões de demonstração com veículos marinhos autónomos (propriedade do IST) em ambiente controlado no rio Tejo. Possibilidade de participação dos alunos excelentes na Campanha Polar da Universidade de Lisboa no âmbito do Colégio Polar recentemente aprovado e em missões oceânicas através de colaborações a estabelecer com o IPMA E A EMEPC.

Componente de Programação e Computação

Para além de programas no âmbito do Office, serão utilizadas ferramentas de computação para simulação de sistemas muito simples (e.g. movimento de um perfilador vertical a adquirir dados na coluna de água). Serão ainda exploradas ferramentas de programação como MATLab,prevendo-se recorrer ainda a ferramentas apoiadas na linguagem Python.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre