Disciplina Curricular

Biotecnologia Molecular BMol

Mestrado Bolonha em Microbiologia - MB2013

Contextos

Grupo: MB2013 > 2º Ciclo > Ciências Biológicas

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

É recomendado ter conhecimentos básicos de biologia ou bioquímica.

Objectivos

Os objectivos gerais pretendem o desenvolvimento de competências específicas nos alunos que a frequentem, nomeadamente: demonstrar conhecimento dos princípios, aplicações e importância das diversas tecnologias clássicas ou emergentes aplicadas ao estudo de ácidos nucleicos e proteínas; perceber como a tecnologia do DNA recombinante pode ser usada para criar produtos úteis à sociedade; propor ou avaliar criticamente procedimentos e soluções para problemas médicos, agrícolas, industriais ou ambientais; fazer pesquisas online tais como pesquisa bibliográfica e pesquisa de determinadas bases de dados específicas no domínio das Ciências Biomoleculares; ser capaz de propor estratégias experimentais para responder a uma questão biológica, registar observações científicas com exactidão e analisá-las criticamente; desenvolver competências analíticas, capacidade de resolver problemas, comunicação de ideias, e habilidade para atacar problemas com os quais não estão familiarizados.

Programa

I-Tecnologia do DNA recombinante- Reacção em cadeia da polimerase; Vectores de clonagem; Introdução de rDNA em células; Métodos de selecção de clones ; Métodos de sequenciação de DNA. II-Mutagénese- Interrupção/eliminação de genes em bactérias e leveduras; Mutagénese dirigida; Silenciamento de genes por RNA de interferência; Técnicas para a edição de genomas baseadas em CRISPR/Cas9. III-Expressão génica- Hibridação de Northern; PCR quantitativo em tempo real (qRT-PCR); Genes repórter; RNA-seq. IV-Proteínas recombinantes e Biotecnologia Molecular- Expressão de proteínas recombinantes em sistemas procarióticss e eucarióticos; Purificação de proteínas recombinantes; Detecção e localização de proteínas por imunodetecção e fluorescência; Análise da expressão global de proteínas e sua identificação; Interacção entre biomoléculas (sistema de dois híbridos em bactérias e levedura; ressonância de plasmão de superfície; co-immunoprecipitação; utilização de caudas de afinidade; phage display.

Metodologia de avaliação

A nota final na UC de Biotecnologia Molecular é obtida considerando a realização da componente teórica (peso de 60% na nota final dividida entre um seminário de apresentação de um artigo científico (20%) e o exame teórico (40%)) e da componente laboratorial (peso de 40% na nota final). A componente laboratorial inclui três relatórios escritos e uma apresentação oral.

Componente de Competências Transversais

•Pensamento Crítico e Inovador (criatividade, pensamento estratégico, abordagens à resolução de problemas) 15% •Competências Interpessoais (apresentações orais, competências de comunicação e organizacionais, trabalho em equipa) 20% •Literacia da informação e dos media (capacidade para localizar e aceder a informação, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media) 5%

Componente Laboratorial

A componente laboratorial desta UC prevê que os alunos desenvolvam um projecto de investigação a realização em 6 aulas e que incluem metodologias de biologia molecular e biologia celular e análises in silico, as quais representam da melhor forma possível alguns dos temas mais representativos do programa teórico. Módulo 1- Pesquisa de genes envolvidos na formação de agregados celulares em Paraburkholderia phytofirmans: obtenção de um banco de mutantes e pesquisa de mutações de interesse; identificação do transposão no genoma de mutantes; adesão de bactérias a células do epitélio pulmonar; quantificação de biofilmes e análise microscópica dos mesmos Módulo 2- Utilização da tecnologia CRISPR/Cas para edição de genomas de linhas celulares animais: transfecção lipídica e determinação da eficiência de corte Módulo 3- Apresentação oral e discussão dos resultados obtidos nos diferentes trabalhos experimentais

Componente de Programação e Computação

Os alunos utilizarão ferramentas bioinformáticas para análise de sequências de nucleótidos e aminoácidos e software específico associados a determinadas abordagens experimentais.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre