Disciplina Curricular

Ecologia Microbiana EMicrob

Mestrado Bolonha em Microbiologia - MB2013

Contextos

Grupo: MB2013 > 2º Ciclo > Opções > Unidades Curriculares da Faculdade de Ciências

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo desta unidade curricular é dar conhecimento aos alunos dos conceitos ecológicos básicos e aplicações ambientais. O aluno ficará com um conhecimento atualizado do estado da arte em ecologia microbiana e das metodologias empregues para obter esse conhecimento

Programa

Programa teórico Dinâmica da população microbiana. Crescimento microbiano em sistema fechado e sistema aberto. Ecologia e dinâmica dos microrganismos (sucessões e consórcios). Importância das biotransformações nos ciclos e nas cascatas de nutrientes. Os microrganismos e a sustentabilidade do planeta - Aeromicrobiologia: amostragem e análise de microrganismos transmitidos pelo ar. Bioaerossóis. Corredores biológicos. - Os meios aquáticos naturais: processos comuns e processos específicos a águas superficiais e subterrâneas; microbiologia da água de consumo. - Os microrganismos do solo: biodiversidade e biotransformações. Ecologia microbiana na Biotecnologia - Tratamento de efluentes, de água de consumo e de resíduos sólidos. Biofertilizadores – micorrizas, fixadores de azoto e solubilizadores. Abordagens moleculares em ecologia microbiana. Programa Prático Príncipios de desenho experimental e de análise de dados. Indicadores utilizados em ecologia microbiana: físicos, quimicos e biológicos. Diversidade estrutural e funcional de comunidades microbianas.

Metodologia de avaliação

A metodologia de ensino inclui aulas teóricas e práticas. A avaliação inclui a execução de trabalhos experimentais e respetivos relatórios (20%) e exame final (80%). Aprovação com classificação ≥ 9,5 (0-20).

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre