Disciplina Curricular

Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia IETT

Mestrado Bolonha em Microbiologia - MB2013

Contextos

Grupo: MB2013 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares da Faculdade de Ciências

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Constituem objectivos principais da unidade curricular o conhecimento e os conceitos sobre os princípios e metodologias da moderna Transferência de Tecnologia. Assim, inclui-se numa abordagem inicial a desdramatização de alguns tabus existentes na sociedade actual sobre tópicos relevantes como a inovação, intra- e inter-empreendedorismo, criação do próprio emprego, e ferramentas profissionais e pessoais técnico cientificas e de gestão ao mesmo tempo que se concede aos alunos uma perspectiva histórica da evolução da destas temáticas no seio académico Português. A comparação com as sociedades mais desenvolvidas nestas temáticas é utilizada como estimulo e referência para a apreendizagem d os conceitos. A aprendizagem é efectuada via experimentação directa e os projectos K2B incluídos nos conteúdos programáticos são a ferramenta para atingir a globalidade dos objectivos da disciplina.

Programa

Apresentação da disciplina. K2BTEAMS –learn by doing. Escolha dos projectos K2B e grupos de trabalho. Emprego versus negócio. Empreendedorismo versus TTC. A valorização económica do conhecimento técnico-científico. A indústria versus a Universidade. Conceitos e definições base. Ferramentas de gestão e técnico-científicas. Soft skills e vantagem no mercado actual. Inovação e o processo de desenvolvimento de novos produtos. O processo from bench to market. O Plano de negócios – a meta final. Caso de Estudo: FreshTEC: Revolutionizing Fresh Produce. Apresentação, debate e conclusão. Proposta de valor. Conceito de valor na exploração/comercialização de novos produtos. Avaliação da atractividade de oportunidades de negócio. Protecção da propriedade intelectual/patentes. Análise de Mercado. Mercado e nicho de mercado. Utilizadores e Clientes. Competidores. Análise da Indústria. Análise SWOT: apresentação do conceito e casos de estudo. Debate sobre uma SWOT de um negócio actual. Visão e Missão. Plano de acção: objectivos – pressupostos – milestones. Capacidades e competências. Modelo de negócio. A cadeia de valor e a segmentação. Projecções financeiras. Risco versus benefícios. Fontes de capital: 3Fs, business angels, capital de risco, banca. O Plano de negócios – decisão final. Pitching. A arte de “convencer”. A capacidade de vender um sonho: Pitch individual – técnicas de angariação de capital e clientes. Seminários (1-2) proferidos por especialistas nas matérias do curso a definir anualmente.

Metodologia de avaliação

A principal metodologia a utilizar nesta disciplina é a learning by doing e uso de casos de estudo reais (Harvard Business School). Os alunos aprendem por realização direta do processo de transferência de tecnologia, utilizando as ferramentas da Inovação e Empreendedorismo como veículos para o sucesso. Os alunos serão avaliados continuamente ao longo do semestre, sob a forma de trabalhos orais e escritos, debates e intervenções nas aulas. Aprovação com classificação ≥ 9,5 (0-20).

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre