Disciplina Curricular

Microbiologia Médica MMed

Mestrado Bolonha em Microbiologia - MB2013

Contextos

Grupo: MB2013 > 2º Ciclo > Unidade Curricular da Faculdade de Medicina

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da frequência com aproveitamento da unidade curricular os estudantes deverão ficar habilitados a: - Descrever os principais mecanismos de patogénese microbiana. - Explicar os condicionalismos da infecção humana. - Descrever as estratégias de diagnóstico etiológico. - Explicitar as medidas de controlo da infecção. - Conhecer e determinar os mecanismos de resistência aos antimicrobianos. - Explicitar as medidas de profilaxia das infecções humanas. - Interpretar os resultados dos exames microbiológicos. - Indicar o fundamento da terapêutica etiotrópica das infecções.

Programa

Patogénese Microbiana Conceitos de patogénese e agente patogénico. Será utilizado um modelo de infecção por vírus. Interacção hospedeiro - parasita. Patogénese de herpesvírus. Ciclo infeccioso. Modelos animais para o estudo da patogénese vírica. Diagnóstico em Microbiologia Clínica. Conceitos e aspectos do diagnóstico laboratorial em microbiologia clínica. Tipos de produtos biológicos/amostras e métodos de colheita. Métodos de processamento das amostras e de detecção de agentes patogénicos. Particularidades da interpretação dos resultados em Microbiologia Clínica. Métodos moleculares no diagnóstico. Controlo de Infecção. Antimicrobianos e sua utilização. Resistência aos antimicrobianos: fundamentos genéticos, expressão, detecção laboratorial e implicações epidemiológicas e médicas. Detecção de surtos de infecção: estudos de epidemiologia molecular, suas potencialidades, aplicações e limitações. A prevenção das infecções. Vacinas e seu impacto. Aspectos do diagnóstico e da susceptibilidade aos antimicrobianos em parasitologia– modelo de malária. Conceitos e aspectos do diagnóstico laboratorial da malária, incluindo particularidades em países com poucos recursos. Métodos da detecção de Plasmodium. Diagnóstico da doença, estudos epidemiológicos e desenvolvimento de vacinas. Métodos para a detecção de resistência aos antimaláricos. O papel da citometria na detecção de parasitas e da susceptibilidade aos antimicrobianos.

Metodologia de avaliação

A nota final a obter na Unidade Curricular resulta da ponderação das classificações obtidas nos dois elementos de avaliação: 1- Exame – 70% . O exame é obrigatório e nele exige-se a nota mínima de 9,5 valores. 2- Trabalhos de prática laboratorial – 30%. A avaliação basear-se-á em relatórios a entregar pelos alunos. A presença nestas aulas é obrigatória.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre