Dissertação
Sistema complementar na cadeia logística urbana - Tornando a proximidade geográfica numa vantagem competitiva EVALUATED
A cadeia de logística urbana enfrenta novos desafios no que diz respeito à deslocação de bens e tem novas preocupações de sustentabilidade em várias dimensões que não tinha há décadas atrás. Esta dissertação de mestrado propõe um novo modelo de negócio com base numa plataforma multilateral, que aproxima estafetas de clientes para o seu serviço de transporte, fazendo uso de tecnologia existente que permite fornecer aplicações sediadas na Internet e acessíveis num computador ou numa aplicação móvel. Com esse objetivo principal, estudou-se a teoria de modelos de negócios e a metodologia apresentada por Osterwalder e Pigneur, tendo sido esta a escolhida na concepção do modelo. Foi ainda fundamental o estudo da oferta existe de serviços de estafeta e de outras realidades no uso da bicicleta para fins logísticos em meio urbano, havendo evidências de existir espaço para a plataforma proposta. Por fim, procurou-se estudar um dos segmentos de clientes possíveis, recorrendo para isso a entrevistas a gestores de novos estabelecimentos do comercio local na cidade de Lisboa, que podem representar um ponto de viragem no setor. Estatisticamente foi feita uma caraterização dos gestores e estabelecimentos comerciais, tendo sido encontradas evidências de recetividade à plataforma proposta neste segmento de clientes.
novembro 26, 2013, 18:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
CO-ORIENTADOR
Filipe Manuel Mercier Vilaça e Moura
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Equip.Prof.Auxiliar Convidado