Dissertação

Sistema complementar na cadeia logística urbana - Tornando a proximidade geográfica numa vantagem competitiva EVALUATED

A cadeia de logística urbana enfrenta novos desafios no que diz respeito à deslocação de bens e tem novas preocupações de sustentabilidade em várias dimensões que não tinha há décadas atrás. Esta dissertação de mestrado propõe um novo modelo de negócio com base numa plataforma multilateral, que aproxima estafetas de clientes para o seu serviço de transporte, fazendo uso de tecnologia existente que permite fornecer aplicações sediadas na Internet e acessíveis num computador ou numa aplicação móvel. Com esse objetivo principal, estudou-se a teoria de modelos de negócios e a metodologia apresentada por Osterwalder e Pigneur, tendo sido esta a escolhida na concepção do modelo. Foi ainda fundamental o estudo da oferta existe de serviços de estafeta e de outras realidades no uso da bicicleta para fins logísticos em meio urbano, havendo evidências de existir espaço para a plataforma proposta. Por fim, procurou-se estudar um dos segmentos de clientes possíveis, recorrendo para isso a entrevistas a gestores de novos estabelecimentos do comercio local na cidade de Lisboa, que podem representar um ponto de viragem no setor. Estatisticamente foi feita uma caraterização dos gestores e estabelecimentos comerciais, tendo sido encontradas evidências de recetividade à plataforma proposta neste segmento de clientes.
modelo de negócio, logísticas urbana, estafetas de bicicleta

novembro 26, 2013, 18:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Filipe Manuel Mercier Vilaça e Moura

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Equip.Prof.Auxiliar Convidado