Dissertação

O projecto de Alta Velocidade Ferroviária e os seus impactes na transformação do Território. O troço português da ligação Lisboa-Madrid EVALUATED

O desenvolvimento consistente de políticas de transportes às várias escalas de implementação, com dotação de significativos volumes de investimento financeiro e técnico, em particular vocacionados para a concretização de projectos ferroviários, foi um argumento de interesse para a decisão de desenvolvimento científico deste tema centrado nas áreas de Planeamento e Ordenamento do Território e conjugadas com o Transporte Ferroviário de Alta Velocidade. A construção de infra-estruturas de transportes com características como as de alta velocidade ferroviária, é uma aposta estratégica de prioridade europeia, mais concretamente no que respeita aos projectos transfronteiriços e de forte contributo para a coesão territorial e social dos Estados-Membros. Daí que, a União Europeia tenha desenvolvido e incentivado a concretização de um conjunto de 30 projectos considerados prioritários financiando consideravelmente os Estados-Membros nesse sentido. A experiência adquirida em vários países com este tipo de infra-estruturas já consolidadas ao longo do tempo, demonstra uma forte correlação entre a construção/exploração dos projectos de alta velocidade ferroviária e a transformação do território. O projecto português de alta velocidade, objecto de análise nesta dissertação (ligação Lisboa-Madrid), insere-se num dos 30 projectos prioritários de interesse europeu e como tal, está prevista uma avaliação dos impactes do projecto nas dinâmicas socioeconómicas, ambientais, trocas comerciais, circulação de pessoas e bens, coesão territorial e desenvolvimento sustentável. É apresentado um conjunto de recomendações, desde logo na monitorização de variáveis seleccionadas, face aos documentos de enquadramento europeu, ibérico e nacional, aos Estudos de Caso analisados, aos impactes ambientais previstos nas Declarações de Impacte.
Alta Velocidade Ferroviária, Coesão Territorial, Ligação Lisboa-Madrid

dezembro 6, 2011, 9:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Fernando José Silva e Nunes da Silva

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Catedratico