Dissertação

Efeito estruturante do transporte sobre o território: Light Rail Transit vs Bus Rapid Transit Light Rail Transit vs Bus Rapid Transit EVALUATED

A origem, desenvolvimento e crescimento das aglomerações urbanas ao longo da História foram o produto de interacções complexas de muitos factores. Um desses factores foi sem dúvida os transportes. A História mostra como o transporte interurbano teve um maior protagonismo em determinar as posições das cidades; como seu tamanho foi influenciado por ambos interurbano e local; e como o último afectou a forma urbana (forma do meio urbano e da sua rede de transportes) e a estrutura urbana (usos do solo e de densidades populacionais). Interessa conhecer os fundamentos em que se baseia esse efeito estruturante dos transportes no território, para que as decisões tomadas no âmbito dos transportes e usos do solo sejam integradas e conscientes. A decisão de implementação adopção do modo Light Rail Transit (LRT) é muitas vezes influenciada pela sua forte imagem, poder de atracção e suposto efeito estruturante. Perante o aparecimento de novos modos, como o Bus Rapid Transit (BRT), que integram novas tecnologias e conseguem óptimas performances, chegando a competir com o modo LRT, ainda fará sentido a aposta no modo ferroviário devido às suas características estruturantes? Pretende-se fazer aqui uma análise comparativa entre os modos LRT e BRT e os impactes que estes geram no meio urbano, desenvolvendo ainda uma breve análise de pré-viabilidade da implementação alternativa de BRT numa linha onde opera um LRT, em Lisboa.
Transportes, Usos-do-solo, Interacção, Light Rail Transit (LRT), Bus Rapid Transit (BRT).

novembro 15, 2007, 11:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar