Disciplina Curricular

Ordenamento da Orla Costeira OOC

Mestrado Bolonha em Engenharia do Território - MET 2006

Contextos

Grupo: MET 2006 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares de Opção

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo desta disciplina é contribuir para a formação dos engenheiros do território, com uma base científica sólida em matérias que dizem respeito ao ordenamento da faixa costeira, utilizado na abordagem de acordo com os conhecimentos mais recentes nesta área. O programa da disciplina foi elaborado tendo em conta a multiplicidade de aspectos a tratar: processos costeiros, protecção costeira, protecção ambiental, infra-estruturas costeiras, planos de ordenamento. Ser capaz de interpretar os fenómenos e processos que tem lugar no território costeiro. Conhecer os principais tipos de obra de protecção costeira. Conhecer os instrumentos de planeamento e gestão costeira.

Programa

Introdução: O mar; orla costeira; formações costeiras; o caso Português. Processos costeiros: Tipos de ondas; propagação da onda; marés e correntes; materiais costeiros; capacidade de transporte sedimentar; perfis de praias; análise de um processo erosivo, causas. Protecção e recuperação costeira: Análise custo-benefício; as dunas como elemento de defesa costeira; obras de protecção; alimentação artificial. Infraestruturas costeiras: Localização e condicionamentos; portos comerciais, de pesca e de recreio; centrais termoeléctricas e exutores submarinos; instalações industriais; aspectos ambientais ligados à construção de infra-estruturas costeiras. Planos de ordenamento: Situação em Portugal e nos Países da UE; quadro legal e institucional; áreas de paisagem protegida; tipos e valor da paisagem; áreas balneares; qualidade das águas para fins balneares; planos de regeneração de praias; actividades de lazer; áreas urbanas, articulação com os PDMs e PROTs; acessibilidades; zonas de risco; poluição; zonas com interesse especial; Reserva Ecológica Nacional; Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOCs). Sistemas de suporte de informação: Imagens de satélite; identificação de unidades fisiográficas; fotografia aérea; Sistemas de Informação Geográfica nos planos de ordenamento; casos de estudo.

Metodologia de avaliação

A avaliação de conhecimentos na disciplina é feita por meio de um conjunto de quatro trabalhos práticos a realizar na aula em grupo (30%) e por meio de uma prova escrita individual (70%). A prova escrita poderá ser realizada por meio de testes ou de exame final. Os alunos que optarem por testes só poderão comparecer a uma das datas de exame final. Conta a melhor nota obtida no conjunto dos testes/exames. Nota mínima na prova escrita é de 8,5 em 20 valores.

Disciplinas Execução

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre

2006/2007 - 2 Semestre