Disciplina Curricular
Gestão de Resíduos Sólidos GRSol
Mestrado Bolonha em Engenharia do Território - MET 2006
Contextos
Grupo: MET 2006 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares de Opção
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Os alunos deverão adquirir os conhecimentos necessários para dimensionarem um sistema de remoção de resíduos urbanos e elaborarem os projectos de aterros sanitários. Deverão ainda saber estabelecer as bases de dimensionamento dos sistemas de tratamento por valorização orgânica e por valorização energética e conhecer as tecnologias mais comuns. As vantagens de uma gestão integrada dos sistemas de resíduos urbanos deverão ficar claras para os alunos por forma a que consigam estabelecer as relações entre as diversas operações, desde a recolha ao tratamento, assentes na valorização e reciclagem.
Programa
A gestão integrada dos resíduos urbanos Tipos de resíduos: caracterização, produção e capitação. Remoção de resíduos urbanos: evolução; armazenamento; equipamentos; tipos de remoção; circuitos de remoção e transporte. Remoção selectiva. Limpeza e varredura dos espaços públicos. Estações de transferência: tipos e equipamentos. Encerramento de lixeiras: riscos; processos de encerramento; monitorização. Aterros sanitários: localização constituição; tipos; infra-estruturas e equipamentos de apoio. Tratamento de águas lixiviantes. Recolha e queima ou aproveitamento do biogás. Operação e monitorização. Valorização orgânica: compostagem e digestão anaeróbia. Instalações. Pré-dimensionamento. Aspectos ambientais. Valorização energética – incineração: processos e tecnologias. Recuperação da energia térmica e produção de energia eléctrica. Emissões atmosféricas e tratamento. Sustentabilidade dos sistemas de resíduos urbanos.
Metodologia de avaliação
A disciplina é ministrada em duas aulas semanais que totalizam 3,5 horas. Em todas elas é dada teoria e prática, insistindo-se sempre para que os alunos procedam aos cálculos de dimensionamento. Para a transmissão de conhecimentos é utilizado o quadro para melhor ligação com os alunos, e são apresentados PowerPoints com os conceitos mais relevantes e fotografias ilustrativas das instalações e equipamentos. No caso dos aterros sanitários os alunos deverão efectuar um anteprojecto. São feitas visitas a instalações de triagem e de tratamento. A avaliação é feita através de um trabalho de grupo com apresentação pública (exposição oral acompanhada de um PowerPoint) e um relatório individual de apreciação dos trabalhos e das exposições dos colegas.