Dissertação

iPleo, the Emotional Pet: Evaluating User Attachment in a Pervasive Pet Game Evaluating User Attachment in a Pervasive Pet Game EVALUATED

Esta tese aborda o problema de criar relações emocionais entre um utilizador e um animal de estimação artificial. O uso destes animais tem sido usado em diferentes domínios. No contexto de um jogo, propomos um modelo conceptual que usa um animal de estimação artifical na forma física (um robô), e um animal de estimação na forma virtual (num dispositivo móvel) com o objectivo de avaliar a qualidade das relações entre o utilizador e o agente. Nesta tese, desenvolvemos uma aplicação de um animal de estimação virtual contendo um comportamento cognitivo e emocional baseado na teoria PSI. Apresentamos também uma avaliação mostrando as vantagens de usar este tipo de modelo ao invés de um modelo tradicional que usa apenas uma das componentes, virtual ou física. O resultado dá a entender que os utilizadores se sentem emocionalmente mais ligados e têm uma experiência mais divertida quando interagem com o seu animal em ambos os meios do que se a interacção se restringir apenas ao meio físico.
Agentes, Relação, Jogos Pervasivos, Migração de dados

novembro 11, 2010, 9:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Ana Maria Severino de Almeida e Paiva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado